Consumidor: Procon-SP alerta para o problema do desperdício de água

Órgão apresenta medidas que podem ser adotadas pelos consumidores para evitar o desperdício

sex, 19/03/2004 - 18h02 | Do Portal do Governo

Em apoio à campanha da Sabesp, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, alerta para o problema da falta de água. O uso racional da água afeta diretamente no controle do orçamento doméstico.

Desde o dia 15 de março, os clientes que reduzirem o consumo de água em 20% ganham um bônus de 20% no valor do fornecimento de água e da coleta de esgotos. O programa tem duração de seis meses. Para o cálculo do prêmio, a Sabesp vai considerar os volumes consumidos entre 15 de março e 15 de setembro de 2003. A meta mensal do consumo será 80% da média aritmética dos volumes destes seis meses. O bônus é valido para os municípios atendidos pela Sabesp, com exceção de São Bernardo do Campo.

Confira as dicas da Sabesp de como economizar o recurso mais precioso da atualidade, além de diminuir o impacto da conta de água no orçamento doméstico.

Economia de água em residências

Banheiro

– Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Para se ter uma idéia da economia que isso representa, basta multiplicar essa economia pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias.

– Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é: colocar um tampão na pia e fazer do lavatório um tanquinho.

– E se lavar as mãos mais rapidamente?

– Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água. Muita água seria economizada usando-se a pia do mesmo jeito que para lavar as mãos: fazendo um tanquinho do lavatório. Assim, o gasto para fazer a barba cai para 2 litros.

– Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

– No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

– Numa bacia sanitária em que o tempo de acionamento da válvula seja de 6 segundos, gastam-se 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, o consumo de água pode chegar a até 30 litros. Por isso, faça manutenção periódica.

Cozinha

– Lavando-se a louça com a torneira de pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:

1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira. .
3. Coloque água novamente para enxaguar.

– Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros. Por isso, o ideal é que ela seja utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.

Roupa lavada

– Lavar a roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.

– Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?

Hábitos mudados, vantagem para todos

Jardim

– Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

Carro

– Muita gente gasta até 30 minutos lavando o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros. Isso para não falar da possibilidade de usar água de chuva.

Calçada

– E tem ainda quem ‘varre’ a calçada usando o esguicho. Em 15 minutos, lá se vão 279 litros de água. Para quê tanta lavação, se é possível usar a vassoura, simplesmente, com o mesmo efeito?

Pinga-pinga…

– Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês – o que significa uma conta mais alta.

– Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês.

– E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.

– Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia; isto é, mais de três caixas d’água.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

M.J.