Consumidor: Procon lança folheto para evitar cobrança de ligações do exterior

O acesso a sites eróticos e de jogos pode conectar a provedores do exterior sem que o internauta perceba

sáb, 08/02/2003 - 12h05 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Telefonica, Embratel, Intelig e Abranet, a Fundação Procon-SP está lançando um folheto explicativo para orientar o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados no acesso à Internet. Muitas vezes, os usuários acessam alguns sites, principalmente de jogos e eróticos, podendo fazer com que o computador seja desconectado do provedor local reconectando-o automaticamente a outro provedor no exterior, sem que se perceba.

Nos últimos tempos, tem sido crescente o número de reclamações de consumidores contestando cobranças de ligações internacionais desconhecidas. De acordo com os levantamentos efetuados pelas empresas de telefonia, já foram identificadas cinco localidades em que estão instalados esses provedores: Portugal, Liechtenstein, Reino Unido, Nauru e Ilhas Salomão.

A partir de segunda-feira, dia 10, a Telefonica e a Abranet estarão divulgando o conteúdo integral do folheto em seus sites. Embratel e Intelig também farão a adaptação do material em suas páginas eletrônicas.

Além disso, a Telefonica e a Intelig enviarão mensagem de alerta nas faturas com vencimento em março de 2003. A Embratel divulgará o conteúdo do folheto no jornal da empresa, enviado aos consumidores com a fatura do mês de maio de 2003. Os folhetos explicativos estarão à disposição dos interessados em todos seus postos de atendimento e no site www.procon.sp.gov.br.

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa do Procon

<C.M>