Consumidor: Procon divulga ranking de empresas que mais receberam reclamações em 2004

O setor de telefonia lidera o balanço, com 39% do total das queixas dos clientes

ter, 15/03/2005 - 17h07 | Do Portal do Governo

Procon registrou 345.447 atendimentos diretos em 2004. Destes, 84% foram resolvidos sem abertura de reclamação

A Fundação Procon divulgou nesta terça-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, o ranking das empresas que mais receberam reclamações no ano passado. O setor de telefonia lidera o balanço, com 39% do total das queixas dos clientes. Em segundo lugar, aparecem os bancos com 19% de reclamações. Já os planos de saúde ocupam o terceiro lugar com 9%.

O total de reclamações fundamentadas caiu de 14.559, em 2003, para 12.098 no ano passado. Segundo o secretário de Estado da Justiça, Alexandre de Moraes, a queda se deve ao trabalho preventivo e ao rigor do Procon.

A fundação registrou 345.447 atendimentos diretos. Destes, 84% foram resolvidos sem abertura de reclamação.

Segundo o balanço anual, as empresas que deram menor atenção às reclamações dos clientes foram a Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, Nextel Telecomunicações, Seguradora Roma, Solemar Hotéis Camping Clube e Eletropaulo.

Entre as 33 empresas que registraram menor atenção às queixas, 11 fazem parte do setor bancário. São elas: Bradesco, Banco do Brasil, ABN Amro-Real e Banespa.

Clique aqui para ver o Cadastro de Reclamações Fundamentadas na íntegra.

Da Secretaria estadual da Justiça/Procon