Consumidor: Procon alerta para cuidados na contratação de agências de recolocação profissional

Consumidores não devem assinar contratos que não sejam adequados às suas necessidades profissionais e condições financeiras

qua, 04/08/2004 - 18h34 | Do Portal do Governo

A competição acirrada por uma vaga no mercado de trabalho tem gerado grande ansiedade naqueles que estão desempregados. Esse quadro faz com que muitos candidatos acabem optando por uma agência de recolocação profissional, na tentativa de melhorar suas chances de ingresso no mercado. No entanto, essa relação do interessado com a agência, muitas vezes acaba trazendo uma série de aborrecimentos para o consumidor. Por isso, a Fundação Procon/SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, alerta para os cuidados na contratação desses serviços.

As consultorias de recursos humanos ou agências de recolocação profissional, como também são conhecidas, nada mais fazem do que promover as qualidades do candidato com o objetivo de inseri-lo novamente no mercado de trabalho. Para isso, utilizam recursos que vão desde a elaboração de currículo até o agendamento de entrevistas para emprego. O consumidor menos avisado, atraído muitas vezes por anúncios que prometem emprego rápido, acaba assinando um contrato de prestação de serviços nem sempre adequado às suas necessidades profissionais e suas condições financeiras. Alguns anúncios omitem que se trata de consultoria e outros ainda anunciam cargos em que o candidato, às vezes, mesmo depois de aprovado, descobre que se trata de outra função.

Não existe garantia de emprego

Nenhuma consultoria garante efetivamente um emprego. Ao assinar o contrato o consumidor deve estar ciente de todas as condições estipuladas e, para isso, o contrato deve ser claro, preciso e objetivo. É aconselhável que o interessado pesquise preços, pois a cobrança dos honorários no momento da recolocação pode chegar a cerca de 70% do valor do primeiro e até do segundo salário a ser recebido.

Em princípio, tais agências foram criadas para promover a recolocação de profissionais de alto nível gerencial, executivos gabaritados com amplas chances de serem absorvidos pelo mercado. Entretanto, para um profissional de nível médio, o número de concorrentes a uma colocação é tão grande dentro da consultoria quanto fora dela. O consumidor deve avaliar se vale a pena pagar preços normalmente elevados, uma vez que já se encontra em dificuldades financeiras por causa do desemprego.

A qualidade dos serviços prestados pela agência de recolocação profissional deve ser o fator de diferenciação na hora da contratação. Na primeira fase dos serviços, que dura de 30 a 90 dias, a consultoria realiza o trabalho dito objetivo. Antes da contratação, é importante que o consumidor obtenha informações confiáveis sobre a empresa. Iddo pode ser feito por meio de indicação de conhecidos que já tenham utilizado o serviço e, também, consultando o cadastro de empresas reclamadas da Fundação Procon-SP, disponível no site www.procon.sp.gov.br e pelo telefone 3824-0446.

A postura do entrevistador e a sua capacidade em traçar um perfil psicológico e profissional adequado à capacidade do candidato devem ser observadas durante a entrevista inaugural. O consumidor deve ficar atento ao modo como o currículo ficou estruturado (diagramação, estética, gramática) e, principalmente, à inclusão de novas informações que podem alterar positivamente seu conteúdo. Há empresas que massificam o envio de currículo, o que pode prejudicar a imagem do profissional.

Se no contrato constar a promessa de apostilas com orientações para entrevista, o consumidor deve exigi-las dentro do prazo estipulado. Seu conteúdo deve corresponder aos objetivos da recolocação. Deve também certificar-se da atualidade dos endereços e pessoas citadas nos anuários ou guias para não ser enganado, bem como avaliar a qualificação dos palestrantes e das técnicas de entrevista. Nos anúncios, é importante que o consumidor fique atento às garantias que a consultoria efetivamente oferece e que analise a proporção de profissionais recolocados com o número de candidatos na lista de espera (Banco de Dados).

Num segundo momento, o trabalho da consultoria passa a ser subjetivo envolvendo a parceria do profissional e da agência, o que exige do candidato uma cobrança mais efetiva dos dispositivos combinados em contrato. Propor novas estratégias assim como suprir a agência com dados que possam enriquecer o seu currículo são formas de checar o nível de envolvimento da consultoria com o caso do candidato.

O Procon-SP atende o consumidor pelo telefone 1512 ou pessoalmente em um dos postos situados no Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 – Santo Amaro e Poupatempo Sé – Praça do Carmo, s/nº e Poupatempo Itaquera, junto à estação Itaquera do metrô.