Consumidor: Operação Pãozinho do Ipem fiscaliza 90 padarias da zona Leste

Operação foi realizada nesta sexta-feira, dia 6

sex, 06/02/2004 - 14h41 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta sexta-feira, dia 6, a Operação Pãozinho em 90 padarias da capital. As 20 equipes (com 40 profissionais ao todo) visitaram bairros da zona Leste (Mooca, Tatuapé e Cidade Tiradentes, Vila Prudente, Guaianazes, Itaim Paulista, José Bonifácio, Belém, São Mateus, Arthur Alvim, Vila Carrão, Vila Formosa, São Miguel, Ermelino Matarazzo, Cangaíba, Penha, Itaquera, Vila Matilde, São Lucas, Sapopemba e Aricanduva) e encontraram irregularidades em apenas quatro estabelecimentos (4,44% do total).

O maior problema registrado foi na Padaria Nova Bragança, no bairro da Mooca: lá, os técnicos do Ipem verificaram que o pão francês de 50g pesava, em média, 44g, uma defasagem de 12%. Nas outras três padarias com problemas, a diferença ficou entre 6,8% e 7,68%. Todos os estabelecimentos receberam um auto de infração e têm 15 dias para prestar esclarecimentos ao órgão. Caso as explicações não sejam aceitas, os comerciantes poderão ser multados em até R 5 mil.

De acordo com a legislação, os pães podem ter uma diferença de peso de, no máximo, 5% do seu peso, e existem duas formas de comercialização desse produto: por unidades de 50g ou por peso. Os comerciantes devem optar por uma das duas formas de venda do produto.

O Ipem realiza essas operações com o objetivo de preservar os direitos do consumidor, evitando abusos por parte do comércio. A Operação Pãozinho será estendida para outros bairros de São Paulo.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania