Consumidor: Ipem-SP fiscaliza freezers e refrigeradores em supermercados

Objetivo foi verificar se os termômetros utilizados nos equipamentos estavam regulares

seg, 22/03/2004 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nos dias 17 e 18 de março uma fiscalização em freezers e refrigeradores de supermercados da capital e dos municípios de Campinas, Sorocaba, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Nos 44 estabelecimentos visitados, 140 balcões frigoríficos foram fiscalizados e 420 medições com padrões calibrados pelo Centro Tecnológico do Ipem-SP foram realizadas. Os resultados apontaram uma diferença média de 8,42°C entre as indicações dos termômetros e as dos padrões. Em alguns casos, os resultados foram alarmantes.

Num supermercado da capital, o termômetro de um equipamento indicava a temperatura de – 37ºC, mas a medição realizada pelos técnicos do Ipem mostrou que o produto estava sendo estocado, na verdade, a 10,2ºC, uma diferença de 47,2ºC.

É importante ressaltar que as temperaturas máximas para produtos congelados e refrigerados são, respectivamente, – 8°C e 10°C, e que o fabricante pode, inclusive, estabelecer temperaturas inferiores a estas para manter a integridade de seu produto; cabendo aos supermercados seguir as instruções fornecidas.

De acordo com Osvaldo Prisciliano, chefe da divisão de qualidade de produtos do Ipem-SP, “os expositores de produtos refrigerados ou congelados devem criar a cultura da calibração dos seus termômetros, uma vez que esses instrumentos são essenciais para o controle dos alimentos expostos à venda e como referencial ao consumidor de que esses produtos estão armazenados adequadamente”.

A fiscalização em freezers e refrigeradores em supermercados tem o objetivo de coibir abusos por parte de fabricantes e comerciantes contra os consumidores. Os responsáveis foram notificados e foi determinada a retirada dos produtos dos freezers com problemas.

Denúncias, reclamações e sugestões podem ser feitas à ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 as 17 horas, ou pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.