Consumidor: Ipem-SP fiscaliza botijões de gás em São Paulo

92,86% dos estabelecimentos fiscalizados estão regulares

ter, 13/04/2004 - 14h59 | Do Portal do Governo

A primeira fiscalização de Gás Liqüefeito de Petróleo, GLP, ou gás de cozinha, realizada neste mês pelo Ipem-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania revelou bons resultados. Das 14 empresas fiscalizadas entre distribuidoras e engarrafadoras, apenas uma apresentou irregularidades, ou seja, 7,14% do total inspecionado.

O problema foi encontrado na Supergasbrás Distribuidora de Gás S/A, na cidade de Lençóis Paulista. O botijão analisado, que deveria ter peso de 13kg, tinha 451 gramas a menos. A empresa foi reprovada no teste e agora deve procurar algum dos escritórios do Ipem-SP para regularizar a sua situação.

Esta primeira fiscalização do peso dos botijões de cozinha aponta o cumprimento da lei pelos distribuidores e engarrafadores do produto, resultado de um trabalho mensal de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas em todo o estado. Com isso, o consumidor pode se sentir mais seguro ao adquirir o produto, pois 92,86% dos locais fiscalizados estavam regulares.

Vale lembrar que o consumo de botijões de gás de cozinha ainda é muito alto entre a população do estado de São Paulo, principalmente entre as pessoas com um poder aquisitivo mais baixo na sociedade e aquelas que moram nas periferias das cidades.

Operação

Os fiscais coletam, de cada estabelecimento inspecionado, amostras de botijões, que variam de acordo com a quantidade à venda no local. Após a coleta, é feita uma aferição do peso de cada botijão para verificar se o peso de 13kg, estipulado para a comercialização, está sendo respeitado. Se o peso estiver em desacordo com o estabelecido, a empresa é reprovada no teste e precisa regularizar a situação para poder continuar atuando no mercado.

]Os municípios fiscalizados pelo Ipem-SP nesta operação, do dia 12 de abril, foram: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Paulínia, Lençóis Paulista e Ribeirão Preto.

As marcas fiscalizadas: Copagáz, Liquigás, Ultragáz, Butano, Supergasbrás, Minasgás e Shell.