Consumidor: Ipem-SP encontra irregularidades no comércio do Litoral Paulista

nd

ter, 22/01/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo

Do total de 138 estabelecimentos comerciais da Baixada Santista e Litoral Sul, fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, durante a primeira fase da Operação Litoral, realizada de 18 a 20 de janeiro, 12 foram autuados por apresentarem irregularidades, em prejuízo do consumidor.

As principais irregularidades foram encontradas no comércio de Itanhaém, Guarujá e Peruibe. São elas: bolo de fubá (400g), de fabricação da Casa de Massas e Doceria Freire, de Itanhaém, que apresentou 34,30g a menos na média; e os artigos têxteis de estabelecimentos do Guarujá. Entre as peças irregulares estavam calças com suspeita de indicação incorreta da composição têxtil e saias com indicação conflitante entre si.

Além disso, o Ipem-SP apreendeu 685 unidades de brinquedos sem o símbolo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Todos os responsáveis pelas irregularidades receberão multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência.

Foram verificados o peso do pão francês e dos produtos de alimentação, higiene e limpeza comercializados já embalados; a quantidade de refrigerante servida em copos post-mix; as refeições vendidas por peso; a qualidade dos artigos têxteis; o abastecimento das bombas de combustível e as balanças comerciais, entre outros. A Operação Litoral terá mais duas fases até o Carnaval.

Visite o site do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo.