Consumidor: Ipem-SP e Procon-SP divulgam pesquisa de preços e análise de material escolar

Procon-SP fez pesquisa de preços de 118 produtos em dez estabelecimentos e Ipem-SP analisou em laboratório 14 produtos

ter, 20/01/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP) e o Procon-SP, órgãos vinculados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizaram no mês de janeiro a ação “De Olho no Material”. O Ipem-SP analisou em laboratório 14 produtos, entre massas de modelar, cadernos e lápis de cor, para verificar se apresentavam irregularidades quanto ao peso, volume ou quantidade indicados nas embalagens.O Procon-SP fez pesquisa de preços de 118 produtos em dez estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo e 93 produtos foram comparados.

Enquanto o Procon-SP constatou diferenças de até 250% com relação ao preço de um mesmo produto, o Ipem-SP aferiu que todos os itens analisados estavam em conformidade com o apresentado nas embalagens. No ano passado, as diferenças de preços levantadas pela pesquisa chegaram a 354,55%. No caso das análises laboratoriais, os consumidores podem continuar tranqüilos: em 2003 todos os produtos também haviam sido aprovados pelo Ipem-SP.

O resultado da operação conjunta pode ser acompanhado a seguir.

As análises do Ipem-SP

Os materiais analisados nesta segunda-feira, 19 de janeiro, foram coletados em estabelecimentos comerciais da capital, mas circulam por todo o Estado e até pelo País. Todos os 14 itens examinados não apresentaram erros em relação ao peso, volume ou quantidade.

A pesquisa do Procon-SP

Realizada entre os dias 7 e 9 de janeiro, a pesquisa percorreu as cinco regiões da capital paulista e apresentou considerável redução das diferenças de preços entre os produtos com relação à 2003. A variação, que no ano passado chegou a 354,55%, passou para 250%. Apesar da queda, a diferença ainda é grande, evidenciando a necessidade da pesquisa antes da compra.

O mercado oferece uma diversidade muito grande de marcas e especificações, cabendo ao consumidor avaliar com muito critério suas reais necessidades. Como qualquer economia é bem vinda, o Procon-SP sugere que, sempre que possível, o material escolar seja reaproveitado de um ano para o outro. É importante também que o consumidor se informe sobre as formas de pagamento oferecidas e sobre a possibilidade de desconto para pagamento à vista.