Consumidor: Ipem-SP alerta para a comercialização de extintores de incêndio automotivos irregulares

Das 60 empresas de manutenção fiscalizadas, 58 tiveram os produtos reprovados

qua, 06/02/2002 - 12h52 | Do Portal do Governo

Empresas de manutenção de extintores de veículos tiveram seus produtos reprovados em testes de eficiência realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Do total de 60 empresas fiscalizadas (55 de São Paulo, quatro do Paraná e uma do Rio de Janeiro), 58 tiveram os produtos reprovados. O alerta é do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Além do mal funcionamento, os produtos ainda apresentaram problemas de rendimento, tempo e tolerância de descarga – falhas que comprometem a eficiência desse equipamento de segurança.

Técnicos do Ipem-SP e do Inmetro vêm desenvolvendo esse trabalho, há um ano, junto às empresas de manutenção. Nesse período, foram coletados 1.307 extintores automotivos de 1 quilo em postos de gasolina, lojas de autopeças e supermercados de todo o Estado. Os testes foram feitos na sede do Instituto, em São Paulo, na presença dos responsáveis.

Segundo projeção dos técnicos do Ipem-SP, essa manutenção inadequada pode trazer problemas para mais de 730 mil extintores de incêndio automotivos comercializados em São Paulo.

O Ipem-SP também testou extintores dos dois únicos fabricantes desse tipo de produto no País: a Resil Comercial Industrial Ltda, de São Paulo, e a Yanes Minas Indústria e Comércio Ltda, de Minas Gerais. As duas tiveram os extintores aprovados.

As empresas têm 15 dias para apresentar defesa ao Ipem-SP e poderão ser punidas com multa de até R$ 4,8 mil.