Consumidor: Ipem encontra poucas irregularidades em artigos têxteis

nd

ter, 09/10/2001 - 17h22 | Do Portal do Governo

Em dois dias de blitz (dias 8 e 9), nas lojas de roupas infantis da capital paulista e da região de Campinas, durante a Operação Dia das Crianças, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, autuaram 5 dos 55 estabelecimentos visitados pela venda de artigos têxteis com irregularidades.

Os maiores erros encontrados foram o emprego de denominação não-prevista em lei, como Nylon, e a ausência da indicação da composição têxtil na etiqueta.

Durante a fiscalização, o Ipem-SP verificou 2.965 produtos, interditou 36 produtos pela falta da indicação da composição têxtil na etiqueta e coletou três produtos com suspeita de indicação não condizente com o tecido do artigo para análise em laboratório.

Os responsáveis pelas irregularidades terão prazo de 15 dias para apresentar defesa e poderão ser punidos com multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência. O Ipem-SP atende reclamações e denúncias pelo telefone 0800.130522 (Ouvidoria), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.