Consumidor: Ipem autua 38 estabelecimentos durante Operação Inverno

nd

qua, 24/07/2002 - 18h24 | Do Portal do Governo

A constatação de diversas irregularidades no comércio levou o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) a autuar 38 estabelecimentos nas cidades de Campos do Jordão, São José dos Campos, Lindóia, Socorro, Águas de Lindóia e Serra Negra, nos finais de semana de julho, durante as blitze que integraram a Operação Inverno.

Os maiores erros encontrados foram nos produtos certificados. Entre os campeões de irregularidades estavam os brinquedos, as mamadeiras, as lâmpadas, as mangueiras e os fios e cabos, ocasionando a interdição de 1.187 unidades de produtos, 76 metros de mangueira e 110.000 metros de fios e cabos por não apresentarem o símbolo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Outro setor a apresentar alto índice de reprovação foi o de produtos têxteis. Dos 2.730 artigos verificados, 119 foram interditados por problemas, como a falta de indicação da composição têxtil na etiqueta.

Na área de mercadoria pré-medida, dos 521 produtos verificados, 12 apresentaram irregularidades no peso e na indicação quantitativa. Durante a operação, foram verificados o peso do pão francês e dos produtos de alimentação comercializados já embalados; a quantidade de refrigerante servida em copos post-mix; as refeições vendidas por peso; a composição dos artigos têxteis; o abastecimento das bombas de combustível; a comercialização dos botijões de gás de cozinha e as balanças, entre outros produtos.

Em todos os casos, os responsáveis pelas irregularidades terão 15 dias para apresentar defesa ao Instituto e poderão ser punidos com multa. O Ipem-SP atende o consumidor de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 0800.130522 (Ouvidoria).