Consumidor: Fundação Procon-SP orienta sobre recall da Toyota Corolla

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ter, 20/11/2001 - 9h29 | Do Portal do Governo

Em razão da convocação feita pela Toyota do Brasil, nesta segunda-feira, dia 19, aos proprietários de automóveis Corolla, modelo SE-G, fabricados no Brasil de agosto de 1998 a outubro de 2001, para comparecerem a uma de suas concessionárias para a inspeção gratuita do sistema de freios, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, esclarece alguns pontos com base do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

– a empresa será notificada a prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários;

– no comunicado, publicado em Jornais de São Paulo, a Toyota informa que, após detalhados testes, a inspeção se faz necessária porque, “em caráter excepcional, poderá ocorrer uma redução da eficiência de frenagem, devido a um problema de montagem de um dos tubos do sistema”;

– no comunicado, a empresa disponibiliza toda sua rede de concessionárias autorizadas e, também, o telefone 0800-70-30206 para o cliente obter mais informações ou para agendar o horário de atendimento mais conveniente;

– a Fundação Procon-SP informa, ainda, que os proprietários dos veículos citados não precisam se dirigir necessariamente à concessionária na qual adquiriram o carro, mas a qualquer serviço autorizado da Toyota, em todo o País. Da mesma forma, se o veículo tiver sido comercializado diversas vezes, o proprietário atual tem o mesmo direito ao reparo gratuito que aquele que adquiriu o produto novo;

– ao procurarem a concessionária, os consumidores devem exigir o comprovante de que o serviço ou a troca foi efetuada, documento que, para sua segurança, deverá ser conservado enquanto estiver de posse do veículo, acompanhando também a documentação em caso de sua eventual venda;

– O Procon-SP entende que o risco pessoal e patrimonial para os consumidores deveria provocar nos fornecedores uma maior preocupação no sentido de utilizar todos os meios possíveis para atingir os seus clientes, ou seja, jornais, rádio e televisão, conforme determina o CDC.

Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do telefone 1512, ou pessoalmente, nos postos de atendimento pessoal dentro das unidades do Poupatempo:
– Sé (Praça do Carmo s/nº),
– Itaquera (metrô Corinthians-Itaquera) e
– Santo Amaro (Rua Amador Bueno 176/258).

Orientações sobre consumo podem ser encontradas no site: www.saopaulo.sp.gov.br