Consumidor: Fundação Procon-SP orienta sobre contratação de transporte escolar

nd

seg, 28/01/2002 - 9h13 | Do Portal do Governo

Contratar certo é a melhor maneira de evitar aborrecimentos quando se trata de um serviço de longa duração e envolve segurança, como é o caso do transporte escolar. Para isso, a Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, dá algumas dicas para os pais que necessitam utilizar esse serviço para seus filhos.

A primeira medida a ser feita é verificar se o motorista e o veículo são credenciados na Prefeitura, pois existem muitos transportes clandestinos na cidade. O credenciamento significa que ele atende a uma série de requisitos para garantir a segurança das crianças. O veículo deve ter um selo oficial no canto superior direito do pára-brisa.

Quanto mais informações os pais tiverem antes de assinar o contrato, melhor. Consultar outros pais que já se utilizaram do serviço; falar com a direção da escola para obter alguma referência; buscar informações sobre o motorista no sindicato dos transportadores ou no próprio Detran, por meio do nome completo do motorista e o número do RG; verificar se ele possui a credencial fornecida a quem foi treinado para transportar crianças são itens básicos antes da contratação. É aconselhável também obter o endereço e telefone do motorista.

É importante conferir como o motorista recepciona as crianças na porta da escola; as condições de higiene, conforto e segurança dentro da condução e verificar se há um cinto de segurança para cada ocupante e se as janelas não abrem mais do que 10 centímetros. Os pais devem se informar também sobre todos os detalhes da cobrança (férias, feriados etc). Tudo o que for combinado deve estar escrito no contrato.

Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do atendimento telefônico 1512, ou pessoalmente, nos postos de atendimento do Poupatempo:
– Itaquera (metrô Corinthians-Itaquera),
– Sé (Praça do Carmo, s/nº ) e
– Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258).

Orientações sobre consumo também estão disponíveis no site: www.procon.sp.gov.br