Consumidor: Fundação Procon-SP orienta sobre compras financiadas

nd

ter, 27/11/2001 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta sobre os cuidados na hora de comprar a prazo. Os técnicos da instituição recomendam aos consumidores que façam pesquisa de preço, procurem pagar à vista obtendo descontos e pechinchem.

Caso a compra seja efetuada com cheque pré-datado, o cliente deve anotar as datas e valores dos cheques. Outra recomendação é evitar usar o limite do cheque especial. De acordo com a última pesquisa de juros bancários efetuada pela Fundação em 13 bancos, a taxa média cobrada era de 8,90% ao mês.

Se a compra for efetuada por meio de cartão de crédito, o consumidor deve ficar atento para a utilização do pagamento rotativo. Os juros dos cartões de crédito estão mais altos que os cobrados no cheque especial e empréstimo pessoal.

Vale lembrar que os juros não estão tabelados e variam de acordo com a instituição financeira, portanto é preciso informar-se antes sobre as taxas praticadas.

O consumidor tem direito de saber antecipadamente o valor à vista em moeda corrente, os juros de mora e taxa anual de juros e o valor final da mercadoria após a aplicação dessas taxas, de acordo com o número de prestações escolhidas. Exija sempre a nota fiscal de compra pois ela é um importante instrumento no caso de problemas com a mercadoria.

Em caso de dúvidas, a Fundação Procon-SP atende no telefone 1512 e nas unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Informações adicionais sobre direitos do consumidor podem ser encontradas no site: www.procon.sp.gov.br