Consumidor: Fundação Procon-SP orienta sobre alimentação no verão

nd

seg, 21/01/2002 - 10h52 | Do Portal do Governo

O verão exige procedimentos extras com relação a embalagem, estocagem, conservação e consumo de alguns alimentos. Os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orientam sobre os cuidados para evitar problemas.

Na compra de produtos que necessitam de refrigeração, verifique a temperatura dos balcões, que deve ser de até 10ºC para produtos refrigerados e até -18ºC para os congelados. Se o termômetro não estiver visível, observe se há uma nuvem de frio por cima dos alimentos. Fique atento também para a presença de poças d’água e embalagens transpiradas, que podem indicar que as geladeiras foram desligadas.

Evite comprar alimentos de balcões superlotados, pois a temperatura não será uniforme para todos os produtos.

Os estabelecimentos que comercializam sucos de frutas para consumo imediato devem mantê-los sob refrigeração uma vez que, por serem naturais, se deterioram com facilidade. Na embalagem destas bebidas devem constar a data de extração e o prazo de validade.

Ao comprar refrigerantes e cervejas, observe se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. As garrafas de vidro exigem armazenamento específico: devem estar em boas condições e de pé para evitar atritos que podem causar estouros e vazamentos e não podem estar expostas ao sol ou próximas de fonte de calor.

Os alimentos em geral não podem ser estocados próximos a produtos de limpeza, inseticidas e perfumaria.

Dê preferência às frutas e verduras de época conservando-as em local limpo, seco e fresco para que durem mais tempo. Quando refrigeradas, devem ficar na gaveta inferior da geladeira, em sacos plásticos perfurados ou fechados e mantidas a uma temperatura em torno de seis graus C, pois o ar gelado pode “queimá-las”. Ao serem acondicionadas desta forma é necessário que as verduras e o saco plástico estejam secos.

O verão não combina com alimentos muito gordurosos (carne de porco, chocolate, amendoim etc.) por serem de difícil digestão.

Não compre raspadinhas, sorvetes e refrescos de origem desconhecida, pois não há como saber qual a procedência da água e dos componentes utilizados.

Os sorvetes à base de frutas são mais refrescantes mas, se a questão for nutrição, prefira os que contêm leite em sua composição.

Para obter informações adicionais sobre o assunto, basta procuarar um dos postos de atendimento da Fundação Procon-SP.