Consumidor: Fundação Procon-SP divulga pesquisa de juros bancários

Taxa média de junho para o cheque especial foi de 8,76%

ter, 18/06/2002 - 20h49 | Do Portal do Governo

A pesquisa mensal de taxa de juros bancários feita nos dias 10 e 11/6/2002 pela Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, revelou que a taxa média mensal para o cheque especial foi de 8,76% (sem alteração em relação ao mês anterior) e a do empréstimo pessoal foi de 5,52% (superior à de maio, 5,48%, significando acréscimo de 0,04 pontos percentuais).

Com relação à modalidade cheque especial, constatou-se que a maior taxa mensal foi de 9,50% (BCN) e a menor de 7,95% (Nossa Caixa).

Já para o empréstimo pessoal observou-se que a maior taxa mensal ficou em 6,95% (Itaú) e a menor em 3,95% (Nossa Caixa). As elevações verificadas neste caso foram promovidas na Caixa Econômica Federal, no Banco Real e no Mercantil SP. A CEF alterou a taxa de 4,80% para 5,50% ao mês (acréscimo de 0,70 pontos percentuais, implicando em variação de 14,58% em relação à taxa praticada em maio). O Banco Real mudou a taxa de 5,75% para 5,87% ao mês (acréscimo de 0,12 pontos percentuais, representando variação de 2,09%). O Mercantil SP modificou a taxa mensal de 5,80% para 5,90% (acréscimo de 0,10 pontos percentuais, significando variação de 1,72%).

A única queda observada na taxa de empréstimo pessoal foi no Brasdesco, que reduziu a taxa mensal de 5,90% para 5,40% (decréscimo de 0,50 pontos percentuais, implicando em variação de –8,47%).

Nas demais instituições não houve alteração nas taxas dessas modalidades.

Na última reunião feita em maio, o Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – manteve a taxa de juros básica (Selic) em 18,50% ao mês, já que o aumento gradativo do risco Brasil, a alta inadimplência e a desvalorização do real frente ao dólar podem vir a comprometer as metas a serem atingidas. As taxas de juros médias tanto para o cheque especial como para o empréstimo pessoal refletem esse comportamento mais conservador do Banco Central, uma vez que não ocorreu nenhuma alteração na primeira modalidade. Já com relação ao empréstimo pessoal observou-se uma tendência de crescimento na taxa média.

Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP orientam o consumidor a ser cauteloso e, se possível, evitar contrair dívidas neste momento.

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone 3824-0446). Pela internet, o resumo da coleta pode ser consultada no endereço www.procon.sp.gov.br