Consumidor: Fiscalização do Ipem-SP verifica 69 lojas na capital e interior

Operações no setor têxtil são realizadas durante todo o ano

seg, 04/10/2004 - 19h15 | Do Portal do Governo

Roupas infantis continuam sendo um produto de confiança para presentear no dia 12 de outubro. Os índices de irregularidades há muito tempo não são expressivos. Os fabricantes brasileiros respeitam as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT e fabricam produtos dentro das conformidades exigidas por lei. Uma prova disso são os resultados obtidos na Operação Dia das Crianças. Dos 3.600 produtos verificados, apenas 0,25% estavam irregulares e um único produto foi coletado para análise em laboratório.

A coleta foi de uma calcinha infantil, os fiscais do Ipem-SP suspeitaram de informação incorreta em sua composição. A etiqueta do produto discriminava 83% de poliamida e 17% de elastano. A suspeita é de que o produto seja composto por algodão e elastano.

A operação do departamento têxtil do Ipem-SP para o dia das crianças aconteceu entre os dias 30 de setembro e primeiro de outubro, em lojas de Mauá, Brás, Pirituba, Ipiranga, Campinas, Araras, Mogi Guaçu e no Shopping Higienópolis, na capital.

Ao todo, 69 estabelecimentos comerciais foram visitados e em sete deles, 10,14%, foram encontrados produtos com alguma irregularidade. As mais freqüentes: falta de CNPJ, ausência do país de origem e informações em língua estrangeira.

A fiscalização têxtil tem o objetivo de garantir as corretas informações nas etiquetas dos produtos e é realizada em todas as cidades do Estado no decorrer do ano. O fabricante, ao produzir suas peças, deve colocar todas as informações de composição, dados fiscais, procedência do produto fabricado. Essa é uma forma de garantir aos consumidores produtos de qualidade e uma concorrência legítima entre os fabricantes.

Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação sobre produtos têxteis podem ser feitas através do telefone da ouvidoria do Ipem-SP: 0800-13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado.