Consumidor: Fabricante faz recall de mordedor após Ipem comprovar falhas no produto

Os testes verificaram que o comprimento do mordedor era maior que o tamanho seguro definido pela norma

seg, 17/05/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

O mordedor infantil para bebês da marca Pimpão, fabricado pela Pastiago Indústria e Comércio Ltda. está em processo de recall após laudo técnico elaborado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, apontar erro de fabricação.

O problema identificado nos ensaios metrológicos, realizados por um laboratório credenciado pelo Inmetro a pedido do Ipem-SP, estava no comprimento do mordedor.

Ao colocar o objeto na boca, a criança poderia se asfixiar, pois um dos lados do produto fugia dos padrões normativos que estipula o seu tamanho. Em outras palavras, nos testes realizados, verificou-se que o comprimento do mordedor era maior que o tamanho seguro definido pela norma e, por isso, parte dele poderia chegar à garganta da criança, bloqueando a passagem do ar.

Foi isso que aconteceu com a filha de uma dona de casa que por meio de carta ao Ipem-SP apontou a falha do produto. Ao receber a denúncia, no começo de março, a ouvidoria acionou a equipe de fiscalização para a coleta de amostras do mordedor.

No final de março, os testes em laboratório foram concluídos e constatou-se a irregularidade. O fabricante notificado alterou o projeto de fabricação dos mordedores para a elaboração de novos modelos, retirou do mercado os modelos antigos e está realizando o recall dos produtos já vendidos.

O departamento jurídico do Ipem-SP analisa, agora, o valor da multa que o fabricante terá de pagar, mas o valor pode chegar a a 40 salários mínimos. A ouvidoria do Ipem-SP é o canal que o cidadão tem para tirar dúvidas sobre produtos, fazer reclamações e sugestões de segunda a sexta-feira, em horário comercial pelo telefone 0800 13 05 22.