Conselhos Municipais Antidrogas podem ser instalados em todas as cidades do Estado

Assunto foi discutido entre o governador Geraldo Alckmin e o secretário nacional antidrogas, Paulo Roberto Uchôa

qua, 06/02/2002 - 13h10 | Do Portal do Governo


Até o fim deste ano, todas as cidades do Estado de São Paulo poderão ter um Conselho Municipal AntiDrogas. Atualmente, ele está instalado em apenas 66 dos 645 municípios paulistas. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira, dia 6, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário nacional antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, durante audiência no Palácio dos Bandeirantes.

Também participaram os secretários da Justiça, Alexandre de Moraes, e da Segurança Pública, Saulo Abreu. Uchôa disse que o objetivo do encontro foi apresentar ao governador a política nacional antidrogas, aprovada em dezembro de 2001 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo ele, uma das prioridades é instalar os conselhos municipais no maior número de cidades brasileiras. ‘Amanhã, vamos assinar um convênio com a União dos Vereadores de São Paulo (UVESP) para estimular a implantação desses conselhos’, anunciou.

Os conselhos antidrogas trabalham, sobretudo, nas ações de prevenção primária. ‘Esta é a solução para o problema da droga. São trabalhos dirigidos aos jovens que nunca usaram drogas e para que eles não venham a usar’, explicou Uchôa.

Para ele, estas ações têm de ser desenvolvidas perto de onde estes jovens moram. ‘Tem de ser no município onde ele reside, estuda, vai à igreja e joga bola. É lá que o conselho capacitado tem de atuar, para multiplicar essa capacitação. Para orientar pais, igrejas, empresários e mobilizar a sociedade com informações que transmitam maturidade ao jovem. Ele tem de dizer não à droga. Não por ter medo da polícia ou de ser expulso da escola, mas por saber o terrível mal que ela causa ao seu organismo’, analisou.

O secretário Alexandre Moraes lembrou que, atualmente, algumas prefeituras ainda não colocaram a criação do conselho municipal como prioridade. ‘O objetivo da Secretaria da Justiça é levar para essas prefeituras a idéia de prioridade na prevenção. A medida não exige grandes investimentos. O prefeito deve encaminhar o Projeto de Lei com urgência à Câmara Municipal. Daí, a Câmara aprova e o Governo do Estado fornece a logística e a infra-estrutura para implantação’, explicou. Ele disse ainda que o Estado possui o Conselho Estadual Antidroga, que irá levar orientações e acompanhar de perto a instalação nos municípios.

De acordo com um levantamento da Unesco, UNDCP, UNAIDS e CN-DST/Aids, realizado entre os anos 2000 e 2001, entre os alunos dos níveis fundamental e médio no Estado de São Paulo, 12% fumam cigarro, 61% consomem bebidas alcoólicas e 3% usam drogas ilícitas.

Na cidade de São Paulo, o número de consumidores de drogas ilícitas sobe para 19% entre os estudantes das mesmas séries, segundo dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. O mesmo estudo foi feito entre as crianças e adolescentes da Capital, onde foi constatado que 88,6% já usaram drogas (lícitas ou ilícitas) alguma vez na vida.