Conselho Nacional de Secretários de Educação reúne-se em São Paulo

Evento que vai até sábado, dia 30, terá lançamento de Prêmio Gestão Escolar e Selo Escola Solidária 2003

qui, 28/08/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo


Os 27 secretários estaduais de Educação do País estão reunidos em São Paulo, a partir desta quinta-feira, dia 28, para a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também faz parte do encontro, que vai até sábado, dia 30, o seminário internacional, com o tema ‘O Professor Faz a Diferença’.

“Esse é o grande debate: como poderemos avançar na questão da qualidade da educação. Os desafios do Brasil são educação e crescimento econômico. Nós vivemos no mundo do conhecimento e precisamos estimular os jovens, na questão do ensino, e melhorar a qualidade da escola pública”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante a cerimônia de abertura da reunião, na manhã desta quinta-feira.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, destacou a importância do tema tratado no seminário. “Muitas reformas educacionais realizadas em diversos países fracassaram por não terem dado a devida atenção ao papel do professor, tanto em relação à qualidade do ensino, quanto à formação de mentes democráticas voltadas para uma cultura de paz. Enquanto não conseguirmos superar o impasse do magistério, o desempenho de nossos alunos continuarão distantes, tanto das necessidades de aprendizagem básicas, imprescindíveis à conquista dos valores mínimos de vida, quanto às necessidades de desenvolvimento e econômico do País”, observou.

Também participam do encontro representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de entidades da sociedade civil organizada, como a Fundação Roberto Marinho e os Institutos Faça Parte e Ayrton Senna. “Governo bom é aquele que interage com a sociedade civil. Esse é o caminho. Somar esforços, trazer o trabalho voluntário e melhorar a qualidade”, enfatizou o governador.

Alckmin destacou que o Governo do Estado ofereceu curso de 3º grau de pedagogia aos professores efetivos da rede. Também estará disponibilizando mestrado e curso permanente de capacitação. “O professor precisa se capacitar permanentemente para desempenhar bem seu papel”, ressaltou.

Outra ação da atual administração é a abertura de todas as 6,1 mil escolas estaduais nos fins de semana para atividades de esporte e lazer, pelo programa Escola da Família. O objetivo é combater algumas das causas da violência, oferecendo alternativa de entretenimento aos jovens em espaço saudável, afastando-os das drogas, do álcool e das ruas e levando a comunidade para dentro da escola. “Esse programa conta com muito trabalho voluntário e grande participação dos pais”, afirmou o governador.

Selo e Prêmio 2003

No evento, foram lançados o Selo Escola Solidária 2003 e o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolas 2003. O selo, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), Consed, Undime, Unesco e Instituto Faça Parte, identificará as escolas comprometidas com a educação fundamentada em ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social.

Já o Prêmio, que foi criado pelo Consed em 1998, tem como objetivo o estímulo do desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como compromisso a aprendizagem com qualidade e a valorização das escolas públicas de educação básica e das que se destaquem por iniciativas inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar. Também visa fortalecer a auto-avaliação e a melhoria contínua das escolas.

Na opinião do superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, o mais importante, na questão do Prêmio, é levar as experiências exemplares de escolas públicas brasileiras ao conhecimento da população. “Os casos exemplares são copiados, desenvolvidos e melhorados de acordo com as realidades regionais”, afirmou.

Cíntia Cury