Conselho Estadual estimula exportações

Nos primeiros dias de funcionamento, o serviço de call center superou as expectativas

qua, 27/08/2003 - 13h56 | Do Portal do Governo

Entre as ações do Governo do Estado para incrementar as exportações destaca-se a criação, em março deste ano, do CERICEX (Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior), órgão que tem por objetivo opinar quanto à adoção de políticas do Estado e do meio empresarial relativas ao comércio exterior.

No último dia 13, o Governo inaugurou a primeira fase do Centro de Logística das Exportações, com a entrega da Central de Atendimento ao Exportador, instalado no prédio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, no início da rodovia dos Imigrantes. Já nos primeiros dias de funcionamento, o serviço de call center superou as expectativas – o que comprova o potencial do empresariado paulista, ávido por expandir seus negócios com exportações.

Além disso, foi implantada recentemente, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Câmara de Logística de Transportes, que visa detectar os obstáculos de transporte que impedem o desenvolvimento sustentável do Estado.

Ainda na área dos transportes, o Governo paulista está investindo em infra-estrutura como a desobstrução da hidrovia Tietê-Paraná, a construção do segundo Píer de São Sebastião, as melhorias nas rodovias e ferrovias com destino ao Porto de Santos e a internacionalização dos aeroportos de São José do Rio preto, Bauru-Arealva, Sorocaba e Presidente Prudente.

Negócio da China

Um bom exemplo de como o mercado externo é promissor para o Brasil, a Embraer, empresa do Interior do Estado de São Paulo, está instalando uma unidade na China, onde vai montar suas aeronaves. O País também está comprando veículos e peças automotivas produzidos pela Volkswagen e pela General Motors do Brasil.

O Governo paulista quer ainda estreitar suas vendas para o Chile, que estão aquém do desejado. “A vantagem para o Chile é o meio de transporte terrestre. São Paulo exporta muito mais para o México do que para o Chile”, compara Marcelo Fonseca, assessor especial da Secretaria da Ciência Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Valéria Cintra