Conselho Estadual do Idoso toma posse para Biênio 2004/2006

Evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qua, 11/02/2004 - 18h50 | Do Portal do Governo


O Conselho Estadual do Idoso para o biênio 2004/2006 foi empossado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, dia 11, no Palácio dos Bandeirantes. O novo presidente do Conselho, Ricardo Alvarenga Trípoli, assume o mandato no lugar de Antonio Salgado.

“Hoje, a sede do Governo de São Paulo está em festa com a presença alegre, animada e iluminada de todos vocês”, disse o governador para cerca de 1,5 mil pessoas que prestigiaram o evento.

Alckmin lembrou alguns programas do Governo paulista voltado aos idosos, como o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), as moradias populares da CDHU reservadas para a terceira idade, o Programa do Leite, e os programas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros. Sobre o Centro de Referências dos Idosos (CRI), localizado no bairro de São Miguel Paulista, o governador destacou algumas atividades realizadas no local que já atendeu mais de 232 mil pessoas. “O CRI de São Miguel Paulista conta não só com assistência médica e odontológica, mas salão de beleza, de baile, inclusão digital, lazer, biblioteca e uma enorme estrutura de saúde”, disse o governador. Ele informou que o Governo do Estado vai construir mais um Centro de Referência do Idoso. “A terceira idade da Zona Norte da Capital vai poder contar com os trabalhos oferecidos pelo CRI. O Centro será construído no bairro do Mandaqui”.

O novo presidente do Conselho do Idoso, Ricardo Alvarenga Trípoli agradeceu o governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lú Alckmin, pela dedicação à terceira idade. “Estaremos juntos nesta luta. O melhor remédio na vida de um idoso são atividades como cursos, bailes e passeios. É para isso que vamos trabalhar”, disse Trípoli.

Participaram do evento os secretários da Justiça, Alexandre de Moraes; da Cultura, Cláudia Costin; o secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Floriano Pereira Pesaro; deputados estaduais e vereadores.

Conselho Estadual do Idoso

Instituído em 1987 e composto por 52 integrantes, sendo 26 representantes da sociedade civil (13 titulares e 13 suplentes) e 26 do Poder Público (também com 13 titulares e 13 suplentes), o Conselho é responsável pela formulação, coordenação, supervisão e avaliação da Política Nacional do Idoso no Estado de São Paulo.

Também está entre as atribuições do Conselho a formulação de diretrizes e de ações que promovam a defesa dos direitos dos idosos, zelar pelo cumprimento da legislação e de políticas públicas voltadas ao idosos e estimular a criação de conselhos municipais do idoso. O objetivo é proporcionar a plena inserção das pessoas da Terceira Idade na vida socioeconômica, política e cultural do Estado.

Entre as principais realizações para o biênio que se encerra, estão 11 conferências regionais; a ampliação do número de conselhos municipais de 160 para 250; a discussão sobre a legislação pertinente ao idoso, inclusive sobre o Estatuto do Idoso, que entrou em vigor este ano; a representação do segmento em eventos de nível federal, estadual e municipal; o desenvolvimento de cursos para pessoas responsáveis pelo atendimento a idosos; e encaminhamentos e orientações a entidades e pessoas que buscaram o Conselho, entre outras.

O Governo paulista mantém diversos programas voltados à Terceira Idade, que envolvem praticamente todas as Secretarias de Estado. Entre eles, o Vivaleite para Idosos, instituído em 2000, que distribuiu 6,5 milhões de litros de leite aos idosos no ano passado; os projetos sociais, responsáveis pelo repasse de R$ 83,15 milhões para o atendimento de 217,1 mil idosos entre 1995 e 2003; a Oficina Cultural da Terceira Idade, criada em 2001; as moradias populares destinadas aos idosos, que totalizam 1.33 mil unidades entregues entre 1999 e janeiro deste ano; os Jogos Regionais do Idoso; o Espaço Convivência do Fundo Social de Solidariedade; o Centro de Referência do Idoso, na Zona Leste da Capital, entre outros.

Macedo Júnior/Cíntia Cury