Conselho Estadual da Condição Feminina completa 20 anos com conquistas importantes

Nesta sexta-feira, dia 7, às 15 horas, haverá o lançamento do Sistema de Informações 'SP Mulheres em Dados'

sex, 07/03/2003 - 10h11 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 7, às 15 horas, haverá o lançamento do Sistema de Informações ‘SP Mulheres em Dados’, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, durante a cerimônia de posse das novas integrantes do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), no Palácio dos Bandeirantes. Oito de março é uma data para reflexão das conquistas da mulher na sociedade moderna.

O CECF está completando 20 anos de existência, com avanços importantes na defesa dos direitos das mulheres paulistas e sua integração na sociedade, como as Delegacias de Defesa da Mulher, programas voltados à saúde, Casas Abrigo para as vítimas de violência, Centro de Orientação e Encaminhamento Jurídico (OEJ) e convênios com Ordem dos Advogados do Brasil, para plantão desses profissionais nas delegacias especializadas. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil organizada e de secretarias de Estado.

O Governo do Estado desenvolve alguns programas voltados principalmente à mulher, entre eles o Programa Bem-Me-Quer, que atende mulheres vítimas de violência, as delegacias especializadas e o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington e Ambulatório da Mulher). Além disso, tem representantes no CECF para colaborar na formação e no acompanhamento da implantação de políticas públicas voltadas à mulher.

Atualmente, o Estado conta 125 Delegacias da Mulher, sendo 9 delas na Capital. Os abrigos recebem vítimas de agressões, que foram obrigadas a sair de casa. Em São Paulo, existem três abrigos que acolhem as vítimas e seus filhos, um mantido pelo Estado, um pelo município e o outro por uma ONG. Os endereços não são divulgados por questão de segurança e o prazo máximo para permanência nesses locais é de três meses. Nesse período, a entidade mantenedora busca a solução dos casos, como reconciliação, capacitação profissional e assistência jurídica.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Conselho Estadual da Condição Feminina vai promover o show ‘Um Tributo à Elis Regina’, neste sábado, dia 8, a partir das 18 horas, no Memorial da América Latina. O show será apresentado pela atriz Lena Silva e contará com as cantoras Keila Marcelo, Rose Arouka e Sílvia Poeta.

Cintia Cury/André Muniz

Leia também

  • Referência da Saúde da Mulher realiza cerca de mil consultas e 500 exames por dia