Conselho da Região Metropolitana de Campinas será instalado

nd

ter, 28/08/2001 - 14h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin determinou ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, tomar as providências necessárias para a instalação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A partir do decreto publicado nesta terça-feira, dia 28, no Diário Oficial, o secretário está autorizado a convocar os representantes e suplentes dos municípios que integram a Região Metropolitana. Caberá aos futuros representantes escolher o presidente e vice-presidente do Conselho, além de analisar outros assuntos.

Conselho integrará ações de 19 municípios

A criação da Região Metropolitana de Campinas foi implementada em junho do ano passado. Reivindicada há mais de dez anos, ela vem somar-se a mais duas regiões metropolitanas: a da Grande São Paulo e a da Baixada Santista.

A Região Metropolitana de Campinas é integrada por 19 municípios, que ocupam uma área de 3.673 quilômetros quadrados. São elas: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Os 19 municípios possuem cerca de 2,3 milhões de habitantes, o que representa 6,27% da população total do Estado. A região é uma das mais ricas do Interior, com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de US$ 12 mil, ou seja, 2,4 vezes maior que a média nacional e próxima aos da Coréia do Sul, Grécia e Espanha.

A criação da nova região resulta em racionalização e agilização das ações públicas, ajudando a utilizar melhor os recursos e a atração de novos investimentos privados, beneficiando a população local com mais oportunidade de emprego.