Conscientização: Usuário do Amanhã ensina jovens a maneira segura de utilizar trens

Orientação é voltada a alunos de escolas públicas, com idade entre nove e 13 anos

sex, 06/06/2003 - 14h10 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu nesta quinta-feira, dia 5, a visita de 67 alunos da Escola Estadual Professor Helmuth Hermann Baxmann, em Ferraz de Vasconcelos, para participar do programa educativo Usuário do Amanhã. A ação objetiva orientar os futuros usuários da CPTM para que aprendam a utilizar os serviços ferroviários de maneira correta. Até o ano 2002, o programa habilitou cerca de 100 mil crianças e adolescentes da Grande São Paulo.

Além de conhecer os trens, as estações e o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema, o grupo de estudantes ganhou cartazes e folhetos da Campanha contra a Dengue para serem distribuídos na comunidade. Mais de 400 crianças e adolescentes da Zona Leste da Capital, que participarão do passeio, receberão ainda, neste mês informações de como evitar a dengue.

Expresso Leste

Os responsáveis pelo projeto – alunos, professores e monitores da CPTM – encontraram-se às 9 horas, na Estação Gianetti, da Linha E (Brás – Estudantes), em Ferraz de Vasconcelos. Em seguida, embarcaram rumo à estação Guaianases, de onde seguiram, no Expresso Leste, até a estação Brás. O grupo acompanhou o funcionamento dos bloqueios eletrônicos dos trens e como devem ser feitos o embarque e desembarque com segurança.

A companhia prevê a continuação das visitas nos dias 12 e 26 e aguarda-se o comparecimento de outros 113 estudantes inscritos. Estão marcados mais cinco treinamentos nos dias 13, 17, 18, 23 e 30, com a escola Pastor e Vereador Antônio Grotkursky, do município de Guarulhos. Os 320 alunos, de nove a 13 anos, serão orientados para a utilização do sistema ferroviário, visitarão o CCO do Brás, e receberão orientações quanto aos perigos da dengue.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM e Agência Imprensa Oficial

C.C.