Conscientização: Trabalho inédito da USP reduz uso abusivo de álcool entre universitários

Estudantes selecionados para a pesquisa não sabiam que bebiam em excesso

sex, 18/10/2002 - 18h27 | Do Portal do Governo

Para abrir as atividades do ‘Dia de Alerta ao Uso Indevido de Álcool’, que pela primeira vez acontece simultâneamente na USP, UNESP e UNICAMP, o Produsp (Programa de Prevenção de Álcool e Drogas da USP, coordenado pelo GREA – Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria-IPq – do HC), realiza no próximo dia 22, às 11h30, na sala do Conselho Universitário da USP (Prédio da Reitoria, piso térreo – Rua da Reitoria nº 109), evento de apresentação de dados de pesquisas concluídas ou em andamento sobre a questão do álcool no meio universitário.

A pauta principal será o resultado de programa de prevenção ao uso excessivo de álcool desenvolvido na UNESP. Baseado em metodologia de redução de danos (BASICS)*, o programa objetivou diminuir o uso problemático ou com embriaguez de bebidas alcoólicas e suas conseqüências negativas. A intenção foi ensinar o estudante a beber moderadamente, evitando o padrão habitual de ingestão sem limites.

A pesquisa envolveu 318 alunos retirados de um conjunto de 916 calouros (25,1%), dos anos de 2000 e 2001, que faziam uso excessivo de álcool (identificados com aplicação de questionário).

A faixa etária foi de 18 a 20 anos. Do total de estudantes da amostra, a maioria ainda é do sexo masculino (53,5%); solteiros (97,8%) e moram: com amigos (73,6%), parentes (17,5%) ou sozinhos (8,9%). Ainda, segundo a pesquisa, 16,1% residem com pessoas que eles consideram ter algum tipo de
problema com álcool.

Durante o programa de intervenção, cada estudante foi informado, individualmente, que havia sido selecionado por estar entre os 25% que mais bebiam no campus. A informação foi recebida com surpresa pela maioria. Na verdade, 11,9% acreditam que não bebem demais e, portanto, não têm motivo para preocupação.

A introdução do programa de redução de danos (BASICS) na UNESP, (que será detalhado no evento do dia 22/10), foi aplicado ao longo de 6 meses e influiu inclusive na queda do número de acidentes de carro entre os rapazes (dados também a serem divulgados dia 22/10).

Os dados completos e detalhados da pesquisa; do programa adotado e do Dia de Alerta ao Uso Indevido de Álcool serão apresentados pelos coordenadores do PRODUSP/GREA- IPq, UNESP E UNICAMP na próxima terça-feira, 22 de outubro, às 11h30, na sala do Conselho Universitário da USP (Prédio da Reitoria, piso térreo – Rua da Reitoria n. 109).

A programação completa do Dia de Alerta sobre Uso Indevido de Álcool, está no site www.usp.br/fm/grea

*BASICS – Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students – programa de triagem e intervenção breve para bebedores de alto risco, desenvolvido por Dimeff et al, em 1999, na Universidade de Washington, Seattle. Elaborado especificamente para jovens que fazem uso abusivo de álcool, esse programa baseia-se em modelo que leva em consideração aspectos do desenvolvimento, aspectos motivacionais e elementos de informação.