Conscientização: Abertas inscrições para o programa ‘Usuário do Amanhã’, da CPTM

nd

sex, 15/02/2002 - 19h54 | Do Portal do Governo

Desenvolvido pela Superintendência de Qualidade de Vida da empresa, a iniciativa tem o objetivo de educar as crianças para o uso correto do transporte ferroviário.

Acompanhadas por monitores da companhia, as crianças visitam estações e trens, além dos centros operacionais de controle da CPTM, quando eles estão no percurso. A programação é realizada em uma das seis linhas da companhia, aquela que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita.

Existem ainda, as parcerias combinadas de visitas em que as crianças podem conhecer outros locais como, por exemplo, a Pinacoteca do Estado. Atualmente, os organizadores tentam incluir uma visita à Sala São Paulo.

Os monitores que acompanham as turmas distribuem material informativo sobre a ferrovia e podem realizar palestras nas escolas. Ao final de cada visita é proposta uma dinâmica de grupo, na qual as crianças contam o que mais gostaram no passeio.

Posteriormente, em sala de aula, serão incentivados trabalhos em desenho, escultura, pintura ou a confecção de gibis, com temas afinados com a ferrovia, que serão expostos nas estações do sistema CPTM, a partir de março.

A aprovação dos educadores chega a mais de 95% com conceitos ‘Bom’ e ‘Excelente’. E esse resultado vem se refletido no retorno das escolas nos anos seguintes. Só em 2001 quase sete mil crianças estiveram envolvidas no
programa que já atendeu mais de 100 mil estudantes na região metropolitana.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3226-4367 ou 3226-4674, com Edivane, Déa, Prescila ou Milena.