Conhecimento: Teses de Educação são as mais acessadas na biblioteca digital da Unicamp

Desde a implantação do sistema, em maio de 2002, já foram realizados mais de seis mil acessos

ter, 06/05/2003 - 10h34 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da Unicamp
Por Antonio Roberto Fava

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp é a unidade de ensino e pesquisa da universidade que registra o maior número de downloads de teses na Biblioteca Digital. Desde a implantação do sistema, em maio de 2002, foram aproximadamente seis mil cópias, o que representa uma média de 16 por dia. Para a professora Águeda Bernardete Bittencourt, diretora da FE, isso é resultado de uma série de fatores que contribuem para que a Faculdade de Educação lidere o ranking das unidades mais acessadas da universidade.

‘O primeiro desses fatores é que a FE ocupa hoje posição de destaque no cenário nacional no campo da educação. Isso talvez em decorrência da faculdade estar, nos últimos 20 anos, presente aos grandes eventos que envolvem a educação com a pesquisa que desenvolve’, explica a professora. Águeda adianta ainda que antes mesmo de a universidade ter iniciado o processo de implantação do seu projeto de biblioteca virtual, a FE já possuía todo um sistema destinado a tal finalidade. Isso já há cerca de quatro anos.

‘A Faculdade já havia iniciado, por exemplo, a inserção de teses no sistema on line antes mesmo que a Unicamp decidisse pela implantação desse tipo de serviço’, diz. Outro fato que talvez tenha cooperado para ampliar os acessos para downloads, colocando-a no ranking das unidades mais procuradas da Unicamp, refere-se, evidentemente, à alta qualidade e ao leque dos cursos oferecidos pela Faculdade de Educação.

Há que se destacar, também, outro propósito da Faculdade: o estímulo à participação de bibliotecários e técnicos em seminários de âmbito nacional, específicos da área, por meio dos quais se desenvolve constante atualização e uma rede de relações que permite a ascensão da biblioteca da Faculdade, embasada numa sólida liderança, com uma infra-estrutura bem montada em termos de equipamento, compra de acervos e até mesmo software.

‘Pode-se calcular que estamos tendo um índice de downloads acima da média diária, se imaginarmos que no começo do processo tínhamos um ou dois ou nenhum até que as pessoas começassem a visitar com mais freqüência e a fazer cópias do material que necessitassem’, explica Águeda.

Educação a distância é tema mais procurado

Entre as dez dissertações com maior número de downloads, a mais acessada é Tecnologia e Educação, de autoria do jornalista Marcos Vinicius Pasini Ozores, que atingiu um dos mais altos índices, com mais de 800 downloads, desde a sua inclusão na Biblioteca em junho do ano passado.

O trabalho analisa o programa TV Escola, iniciativa de capacitação docente, implantada pelo MEC a partir de 1996, em todas as escolas públicas brasileiras. O estudo enfoca a experiência da TV Escola no Estado do Amazonas, e desenvolve-se por meio de três passos principais. Em primeiro lugar, procurou enquadrar essa temática no panorama mais geral das experiências de educação a distância, reconstruindo alguns traços de sua trajetória histórica no mundo e no Brasil.

Em seguida, a dissertação enfoca particularidades mais relevantes da região e da cultura do Estado do Amazonas, ao mesmo tempo em que se buscou apresentar um quadro das carências educacionais da região. Por último, utilizou-se o material recolhido durante viagem de pesquisa à região, organizando as informações obtidas nas entrevistas com os diferentes tipos de agentes educacionais locais.

V.C.