Conheça as nascentes do principal rio de São Paulo

Protegida por um parque estadual, cabeceira do Tietê está em Salesópolis, a 90 km de São Paulo. Passeio pode ser feito numa tarde, inclusive por crian

seg, 11/02/2002 - 10h49 | Do Portal do Governo

Uma opção de passeio agradável e tranqüilo pode ser feita em uma tarde na cidade de Salesópolis, a 90 quilômetros de São Paulo. É o Parque Nascentes do Tietê, que preserva e valoriza a cabeceira do principal rio do Estado. Aberto ao público todos os dias, das 8h30 às 17 horas, o parque dispõe de três trilhas interpretativas da Mata Atlântica. Duas delas são pequenas e de fácil acesso, inclusive para crianças e pessoas da terceira idade. A maior, no entanto, tem apenas 1.000 metros de extensão e possibilita avistar animais silvestres, tocas de tatus, além de vários pássaros.

O parque mantém um museu iconográfico, com fotos de diversos trechos do Rio Tietê, desde suas nascentes até a foz, na cidade de Itapura (região de Pereira Barreto, já na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul). Há também um centro de apoio ao visitante, com informações de educação ambiental e lazer ecológico.

As nascentes do Tietê estão numa altitude de 1.027 metros do nível do mar. No local, o visitante vai poder conferir que o rio nasce por ‘olhos d’água’ e fendas nas rochas, de onde brotam cerca de 3.600 litros por hora de água oxigenada e limpa. O fluxo possibilita o surgimento de seres, como mães d’água, pequenos peixes, girinos de sapos e de rãs, entre outros. De Salesópolis a Itapura, o Tietê percorre nada menos que 1.126 quilômetros até desembocar no Rio Paraná.

Inaugurado em setembro de 1996, o parque ocupa uma área de 96,8 mil m², sendo cerca de 7,4 mil m² de plantação de eucalipto e 89,4 mil m² de mata natural, servindo de refúgio para diversas espécies de animais silvestres. É administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, que também mantém o Parque Ecológico do Tietê, com dois núcleos na Grande São Paulo.

Como chegar

O Parque Nascentes do Tietê fica na Estrada do Pico Agudo, s/nº, altura do km 6, no bairro da Pedra Rajada. O único acesso ao local é pela Rodovia Prof. Alfredo R. de Moura (SP-88), que liga Mogi das Cruzes à Rodovia dos Tamoios. Agendamento para grupos ou escolas pode ser feito pelo telefone: (11) 3815-1223.

Aproveite a visita ao parque e vá a uma das várias cachoeiras do Rio Paraitinga, ao longo da SP-88. Na estrada existem placas indicativas das cachoeiras e pequenos restaurantes com comida caseira, um deles (fora da estrada) tem piscina para os clientes. Há um ano, Salesópolis foi elevada a estância turística do Estado e para ajudar a fomentar o turismo na cidade, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio às Estâncias Turísticas (Dade), acaba de repassar R$ 639 mil para a Prefeitura local.

Gislene Lima