Conheça as empresas e instituições que mantêm parceria com a Febem

nd

seg, 05/07/2004 - 11h36 | Do Portal do Governo

PROGRAMA AMANHECER
Parceria entre a Febem e a Fundação Bradesco. Programa de capacitação dos jovens da Febem em informática, de modo que, a partir dessa qualificação obtenham oportunidade de emprego. O número de jovens capacitados, até o final do programa, deve ser de 2.000 e poderão trabalhar como monitores de informática nas escolas públicas estaduais.

PARCERIA McDONALD’S
Os adolescentes são capacitados para desenvolver a função de atendente. O curso é validado pelo Senac após seis meses. Os benefícios previstos são vale-transporte, vale-refeição, porcentagem em participação dos resultados, seguro de vida, uniforme, plano de carreira e depois dos seis meses de treinamento eles recebem assistência médica e odontológica.

PROJETO PINTANDO A LIBERDADE
O projeto prevê a fabricação de bolas, que serão distribuídas na rede pública de ensino. Os adolescentes que fazem parte do projeto recebem R$2,00 por bola costurada. Em 2004, o projeto foi expandido para algumas unidade do interior.

BEKAS CABELEIREIROS
Curso coordenado por profissionais do Mod’Hair – uma franquia do Bekas Cabeleireiros. As meninas são capacitadas em penteados, cortes, pinturas e manicure. O projeto piloto está sendo desenvolvido no Internato Feminino da Mooca.

CURSO DE HIDROPONIA
O curso é integralmente financiado pela Febem, mas a infra-estrutura para a implementação do projeto foi garantida por meio de uma parceria firmada com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

CURSO DE RECICLAGEM
O projeto é uma parceria entre a Febem, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Oscip (Organização Civil de Interesse Público) e Instituto Gea, responsável pela execução do programa dentro da Fundação. Os profissionais ensinam educação ambiental, contabilidade no trabalho cooperativado, e gerenciamento e comercialização de materiais recicláveis.

PROJETO “FUTEBOL, UM APITO DE ESPERANÇA”
Parceria entre a Promovesp (Promoções Eventos Assessoria Esportiva S/C Ltda) e a Febem, com apoio do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP. O projeto prevê a formação de adolescentes de Franco da Rocha como árbitros assistentes.

BIT COMPANY
Parceria entre a Febem e a escola de informática Bit Company. A empresa vai oferecer gratuitamente três cursos profissionalizantes – atendimento, vendas e telemarketing – para jovens atendidas nas unidades femininas.

PROJETO PLANTE VIDA
Projeto de profissionalização em horticultura de jovens do complexo do Tatuapé. Parceria entre a Febem, Uninove e Faculdades Cantareira. Prevê a colheita de alimentos, que variam entre frutas, verduras e legumes.

ONG ASSOCIAÇÃO NOVOLHAR
Os jovens participam de um projeto da Associação Novolhar, que promove o protagonismo juvenil através da linguagem eletrônica do vídeo.

CURSO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Parceria entre a Febem e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Secretaria Municipal do Bem Estar Social (Sebes). Os jovens foram capacitados nas áreas de encanador, pedreiro, pintor, eletricista e carpinteiro telhadista, num curso de 180 horas.
O Senai contribuiu com a seleção dos instrutores, repasse da metodologia de ensino, supervisão dos cursos e certificação dos adolescentes. A Ciesp articulou junto aos empresários da cidade a doação dos kits para os cursos e a Sebes realizou o pagamento dos instrutores.

Valéria Cintra