Congresso: Unesp discute projetos e programas de extensão ligados à sociedade

Evento vai reunir os principais projetos e programas de extensão desenvolvidos na Universidade

qua, 06/11/2002 - 20h00 | Do Portal do Governo

Reformas de casas populares em Bauru: projeto de extensão.Com o objetivo de discutir os projetos de extensão e seus impactos sociais na sociedade, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) promove, de 7 a 10 de novembro, no Obeid Plaza Hotel, em Bauru, SP, o 2º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Sob o tema central ‘A inserção social da UNESP por intermédio da extensão universitária’, o evento vai reunir os principais projetos e programas de extensão desenvolvidos na Universidade e terá a participação de docentes, pesquisadores, alunos, servidores técnico-administrativos e profissionais em geral.

De acordo com o pró-reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, a extensão se configura como uma das atividades mais complexas da Universidade, já que é o elo de ligação entre a sociedade e a instituição. ‘Basicamente, as atividades extensionistas são iniciativas que promovem o levantamento e a solução dos problemas das comunidades locais e regionais’, diz Barraviera. ‘Este Congresso, portanto, será uma grande oportunidade para que os agentes universitários debatam e reflitam sobre o real papel que a universidade exerce na sociedade’, complementa.

O pró-reitor acrescenta que as atividades de extensão são imprescindíveis para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa dentro das universidades. ‘As atividades extensionistas fornecem subsídios para os gestores acadêmicos elaborarem políticas de aprimoramento do ensino e da pesquisa’, comenta.

Além das atividades normais de apresentação dos trabalhos extensionistas desenvolvidos na universidade, o Congresso terá um momento especial para homenagens. Trata-se da entrega de diplomas de Menção Honrosa para as 25 principais empresas que aderiram ao programa ‘Adote um Aluno da UNESP’. Representantes de empresas como a Sodexho Pass, a Jacto e a Nossa Caixa serão homenageados pela Universidade por suas políticas sociais implantadas ao longo do ano de 2002, em especial pela adesão ao Programa, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão Universitária. ‘Ele prevê a captação de recursos extra-orçamentários, por meio de convênios e acordos com o setor produtivo, para o aumento do número de bolsas oferecidas aos alunos carentes da instituição’, afirma Barraviera.

Quanto à programação do evento, nesta quinta-feira,dia 7, a conferência de abertura é do economista político Ladislau Dowbor, da PUC-SP e nesta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, mesas-redondas debatem temas como agentes e interlocutores da extensão universitária, sua valorização no contexto universitário de hoje e a sua presença como atividade curricular nos cursos de graduação.

Também está prevista a realização de sessões orais e de pôsteres de nove áreas temáticas (Ciências Agrárias e Veterinárias, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho). No próximo domingo, dia 10, após a exposição dos coordenadores de área e a sumarização das mesas-redondas pelos relatores, ocorre a elaboração de um documento final sobre a extensão universitária. ‘Um dos principais motivos deste Congresso é justamente verificar como o extensionismo é uma forma de identificar e apontar alternativas de solução para demandas sociais’, finaliza.