Conferência Estadual das Cidades debate as políticas urbanas para o Brasil

Evento, realizado no Memorial da América Latina, termina neste sábado, dia 26

sex, 26/09/2003 - 15h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, dia 26, no Memorial da América Latina, da 1ª Conferência Estadual das Cidades. O evento teve como objetivo discutir os problemas de moradia, saneamento ambiental, transportes e mobilidade urbana. ‘A Conferência Estadual busca trazer um esforço coletivo para temas da maior importância para as cidades” disse o governador.

Alckmin informou que as Conferências das Cidades foram um sucesso no Estado de São Paulo, num total de 460 edições, que cobriram 92% dos municípios do Estado. ‘O Brasil, nas últimas décadas, se tornou um País urbano. Em São Paulo, 90% da população mora na cidade e o importante agora é que elas tenham uma boa qualidade de vida nesses locais’, disse.

Essas conferências estão sendo realizadas em todos os Estados para que as propostas sejam apresentadas na Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada de 24 a 26 de outubro, em Brasília”, informou o ministro das Cidades, Olívio Dutra. O Estado de São Paulo será representado na capital federal por 222 delegados que serão eleitos neste sábado, dia 27, data do término do evento.

Além de discutir a política urbana para o Brasil, a Conferência Nacional irá eleger e instalar o Conselho Nacional das Cidades, que terá entre suas atribuições, alocar, regional e setorialmente, os recursos do Ministério.

A organização da Conferência Estadual está sob a coordenação da Secretaria da Economia e Planejamento, com o apoio da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e Escritórios Regionais de Articulação e Planejamento (Erplans).

Participam da Conferência o ministro das Cidades, Olívio Dutra; os secretários nacionais de Programas Urbanos, Raquel Rolnik, e da Habitação, Jorge Hereda; secretários de Estado da Economia e Planejamento, Andrea Calabi; da Habitação, Barjas Negri; dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo; e os presidentes da Emplasa, Marcos Campagnone; e do Cepam, Silvio Torres, entre outras autoridades.

Rogério Vaquero