Condecoração ‘Ordem do Ipiranga’ é outorgada a governador e conselheiros

Honraria é demonstração de gratidão aos serviços prestados ao Estado

ter, 25/09/2001 - 14h27 | Do Portal do Governo


A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Criada em 1969 pelo então governador Abreu Sodré, a condecoração distingue cidadãos brasileiros e estrangeiros por méritos pessoais e serviços relevantes prestados a São Paulo. A honraria possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz.

Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira, dia 25, o governador Geraldo Alckmin, que é o grão-mestre da Ordem do Ipiranga, recebeu a outorga da Grã-Cruz. A condecoração foi entregue pelo secretário do Governo e Gestão Estratégica e Chanceler da Ordem, Antônio Angarita.

De acordo com o presidente do Conselho da Ordem do Ipiranga, Adilson Cezar, o colegiado foi criado para auxiliar o Poder Executivo a ‘organizar e aconselhar os diferentes setores do Governo em como utilizar-se de uma das mais antigas ciências, a heráltica’, que é a arte dos brasões. São os conselheiros que indicam quem receberá a honraria. Para Cezar, a entrega dessa condecoração é a demonstração da gratidão dos paulistas pelos serviços de grande relevância prestados.
Em seguida, o governador outorgou a Grã-Cruz a quatro de seus sete conselheiros: desembargador Emeric Lévay; senhor Cyro de Mello Pimentel; professor doutor José Sebastião Witter e professor doutor Waldemar Baroni Santos.

A Grã-Cruz também foi outorgada ao presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, e ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Martins Bonilha. Segundo o presidente do TJ-SP, esta condecoração é uma honra que consagra sua carreira. Já o presidente da Assembléia lembrou que busca seguir a escola do governador Mário Covas ‘que sempre lutou por uma sociedade mais justa e equilibrada’.