Concurso para Soldado Temporário da Polícia Militar atrai 34 mil jovens

No dia 7 de abril os inscritos farão uma prova de conhecimentos gerais. Processo de seleção também inclui testes físico e psicológico.

seg, 25/03/2002 - 13h22 | Do Portal do Governo


Cerca de 34 mil jovens se inscreveram entre os dias 22 e 23 de março para o cargo de Soldado Temporário da Polícia Militar (PM). A procura superou as expectativas da corporação, que havia aberto 6 mil vagas nesta função para liberar policiais que atualmente realizam trabalhos administrativos na PM, para o patrulhamento nas ruas.

No dia 7 de abril os inscritos farão uma prova de conhecimentos gerais e passarão por testes físico e psicológico. Depois de aprovado, o candidato terá três meses de curso para iniciar o trabalho. Para o coronel da PM Renato Perrenoud, o número de inscritos foi altamente positivo. “Mostra que a PM é vista como uma instituição de credibilidade e bastante interessante para o mercado de trabalho”, analisou.

Perrenoud informou que os 6 mil jovens escolhidos vão trabalhar nas diversas regiões do Estado de São Paulo, sendo 2.664 na Capital; 528 na região de Campinas; 212 na do ABC; 340 na região de Guarulhos; 211 na de Osasco; 333 na de São José dos Campos; 333 na de Ribeirão Preto; 360 na região de Bauru; 318 na de São José do Rio Preto; 397 na de Santos; e 304 na região de Sorocaba.

Os jovens entre 18 e 23 anos realizarão atividades administrativas, de saúde e de defesa civil. Cada voluntário receberá dois salários mínimos e serão contratados pelo prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Muitos, porém, têm expectativa de seguir carreira na Polícia Militar.

É o caso da estudante de informática, Meire Rodrigues Silva, de 19 anos. Desempregada e com Ensino Médio completo, a jovem – que já foi jogadora de futebol em Lisboa – vê no serviço de Soldado PM Temporário uma boa oportunidade de conhecer o funcionamento da corporação e estar atenta à abertura de novos concursos.

“Espero pegar experiência e acho que esse serviço vai pesar no meu currículo, tanto se eu passar num futuro concurso da PM, quanto em outros tipos de emprego”, avaliou, acrescentando ter duas tias e uma madrinha da Polícia Civil e um tio da PM. “Vejo que essa é a chance de eu ingressar na PM. Se eu ficar, ótimo. Caso contrário, fica para a próxima.”

O morador do bairro do Jaçanã, Fábio Lúcio de Oliveira, de 19 anos, também quer ingressar na PM. Dispensado do serviço militar obrigatório e desempregado, o jovem disse que está pleiteando uma vaga como Soldado PM Temporário para ter oportunidade futura de trabalhar em definitivo na corporação. “Quem sabe eu possa seguir a carreira policial”, disse.

Oliveira já trabalhou como empacotador em dois supermercados da Capital e acha que os jovens sem experiência têm poucas chances de entrar no mercado de trabalho. Apesar da perspectiva do serviço temporário na PM, ele planeja fazer um curso de mecânica de automóveis para se qualificar.

O estudante Carlos Henrique dos Santos, 21 anos, acredita que se passar no serviço temporário terá oportunidade de realizar um sonho. “Sempre quis ser policial. Espero passar nesta prova e terminar o serviço temporário com a perspectiva de prestar concurso definitivo para a PM”, declarou.

Já o estudante de Comunicação Social, Vinicius Valério Garabello, de 20 anos, acha que o trabalho como Soldado PM Temporário representa quase dois anos de emprego garantido. “Terei certa estabilidade para estudar e decidir qual carreira seguir”, afirmou. Segundo ele, após terminar o trabalho voluntário na PM poderá optar pelo prosseguimento na PM ou tentar um estágio na área que está estudando.

Gislene Lima / Rogério Vaquero