Concurso: Museu da Casa Brasileira disponibiliza fichas de inscrição para o 17º Prêmio Design

Projetos deverão ser inscritos nos dias 7 e 8 de agosto

seg, 07/07/2003 - 18h33 | Do Portal do Governo

Já estão disponíveis as fichas para participação no 17° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, um dos mais respeitados concursos de design de produtos existente no país. Realizado regularmente desde 1986, seus resultados praticamente mapeiam o que de melhor tem sido feito em design de equipamentos para o habitat em todo o país. As inscrições serão realizadas nos dias 7 e 8 de agosto.

Profissionais e estudantes da área podem se inscrever nas categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis e Revestimentos, Equipamentos Eletro-Eletrônicos, Equipamentos de Construção e Ensaios Críticos. Até o ano passado, essas categorias estavam restritas ao universo doméstico. Este ano, a nova diretora do Museu, Adélia Borges, resolveu ampliar o raio de atuação. ‘Em tempos de home-office e de escritórios com cara de casa, não há mais sentido em nos restringirmos ao espaço da residência’, diz Adélia, jornalista e curadora de exposições, e também autora de um livro sobre os 10 primeiros anos do concurso.

O Prêmio é realizado em duas fases. Na primeira, os participantes submetem à apreciação dos jurados apenas um breve currículo, fotos do projeto e um memorial descritivo com o nome da peça, o ano de criação e especificações técnicas, tais como finalidade, materiais utilizados, características funcionais, técnica construtiva, dimensões etc. Os candidatos que passarem para a segunda fase serão solicitados então a enviarem os produtos ao vivo para a segunda reunião da comissão julgadora especialmente designada para esse fim. A comissão tem a participação de nove membros, profissionais de reconhecida competência na área.

A credibilidade desta iniciativa se deve ao fato de ser realizada por uma instituição cultural, sem fins comerciais. Receberam a sua chancela designers que se consagraram no panorama nacional do design, tais como Paulo Mendes da Rocha, Carlos Motta, Fernando e Humberto Campana, Reno Bonzon, Marcelo Rosenbaum, José Carlos Bornancini, Nelson Petzold, Maurício Azeredo, Valter Bahcivanji, Heloísa Crocco, Goya Lopes, Roberto Stickel, Giorgio Giorgi Jr, Fabio Falanghe, Lars Diederichsen, Fabíola Bergamo, Luciano Deviá. Entre as empresas que tiveram produtos premiados, estão a Itautec, Gradiente, Cristais Hering, John Sommers, Brastemp, Deca, Rudnick, Papaiz, Arte Nativa Aplicada, Oficina Cerâmica Terra, Ericsson do Brasil, Empório Beraldin, Mueller Eletrodomésticos, Portobello, Condor, Avanti e Dominici. O Prêmio MCB é ainda uma espécie de passaporte para o sucesso do produto no exterior. O ventilador Aliseu e o pedal para máquina de costura, ambos projetos do escritório NCS Design Rio para a Singer, primeiro receberam prêmios do MCB para depois conquistar a chancela do concurso iF Hannover, na Alemanha. Mesmo destino teve o ventilador Spirit, design de Guto Índio da Costa e Martin Burtel para a empresa Plajet.

O cronograma de atividades é o seguinte:

Dias 7 e 8 de agosto – Inscrição dos projetos através de memorial e fotos.
Dia 1° de setembro – Reunião do júri para a primeira fase de julgamento dos projetos.
Dias 11 e 12 de setembro – Recebimento das peças pré-selecionadas na primeira fase.
Dia 18 de setembro – Reunião do júri para a segunda fase de julgamento dos produtos.
Dia 6 de novembro – Abertura da exposição e solenidade de premiação.
Dia 30 de novembro – Encerramento da exposição.

Os interessados podem ter acesso à íntegra do edital do Prêmio através do site www.mcb.sp.gov.br

Mais informações:
e-mail: mcb@mcb.sp.gov.br
Tel.: (11) 3032 2564 ou 3032 3727

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB