Concurso: Ministério Público abre mil vagas para estudantes de Direito

Podem participar alunos que estejam cursando o 3º, 4º ou 5º ano, em 2004

ter, 21/10/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

Estagiar no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) pode significar o começo da carreira de promotor de Justiça. Esse é o resultado da pesquisa feita entre os novos profissionais, comprovando que 70% são ex-estagiários. Estudantes de direito interessados em se tornar futuros fiscais da lei podem se inscrever a partir do dia 29 até 13 de novembro, das 12 às 17 horas, para concorrer a uma das mil vagas oferecidas no 10º Concurso de Estagiários do Ministério Público.

Podem participar do concurso alunos de direito que estejam cursando o 3º, 4º ou 5º ano, em 2004. Os candidatos devem fazer sua inscrição em uma das sedes das regionais do MP para o preenchimento de vagas nas regiões da capital e Grande São Paulo, Bauru, Campinas, Franca, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

A prova será realizada no dia 29 de novembro em sedes na Capital e no Interior. Os aprovados receberão auxílio bolsa e cumprirão jornada de trabalho de 20 horas semanais. Durante o estágio, o estudante exercerá funções auxiliares, e o período de aprendizado será considerado tempo de serviço público. Também receberá título para o concurso de ingresso na carreira profissional. O concurso é anual, aberto no último trimestre, e tem validade de um ano.

Primeiro passo

Estatísticas dos últimos concursos de ingresso à carreira de promotor de Justiça apontam que o estágio é o primeiro e maior passo que o estudante de direito pode dar para se tornar membro da instituição.

Pesquisa feita com os promotores de Justiça aprovados no último concurso para o MP do Estado de São Paulo (realizado no início do ano, com mais de 7 mil candidatos inscritos), comprovou que aproximadamente 70% foram estagiários, em algum momento da carreira universitária.

O diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Luís Daniel Pereira Cintra, explica o alto índice de aprovação de ex-estagiários no ingresso à carreira de promotor. “A familiaridade que adquirem com as rotinas da instituição e com os termos jurídicos ajuda muito.”

SERVIÇO
Endereços para inscrição, telefones, documentação necessária e a íntegra do edital estão no site www.mp.sp.gov.br e publicados no Diário Oficial, Seção I, do Poder Executivo, de 9 e 10 de outubro, páginas 43 e 77

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)