Concurso: Metrô realiza concurso público para preencher 25 vagas de Aprendiz Senai

Inscrições vão até próxima sexta-feira, dia 9

sex, 02/09/2005 - 14h09 | Do Portal do Governo

Os interessados em participar do concurso público do Metrô destinado ao preenchimento de 25 vagas para o cargo de Aprendiz Senai, têm até a próxima sexta-feira, dia 9 para realizar a inscrição no certame. Do total de vagas oferecidas pelo Metrô, 15 são para o curso de Eletricista de Manutenção e 10 para o curso de Mecânico de Usinagem.

Durante o período de formação profissional, de 24 meses, o aluno aprendiz receberá formação escolar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e fará um estágio supervisionado no Metrô, como complemento do seu processo de aprendizagem. A bolsa auxílio oferecida pelo Metrô é de R$ 300 para o cumprimento de uma jornada de 8 horas diárias de trabalho.

Ao término do contrato, no caso da existência de vagas, e obedecendo rigorosamente à classificação final dos candidatos após o período de formação profissional, o aluno aprendiz poderá ser admitido pelo Metrô.

Local de Inscrições e Pré-requisitos

As inscrições para o concurso estão sendo realizadas, nos dias úteis, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, na Escola SENAI ‘Roberto Simonsen’, na rua Monsenhor Andrade, 298, no Brás. Para se inscrever é necessário que o candidato tenha como pré-requisitos o Ensino Fundamental completo (ou a ser concluído em 2005) e ter nascido entre 23/12/83 e 30/06/90.

No ato da inscrição é preciso apresentar a Certidão de Nascimento ou Cédula de Identidade (RG) original, Atestado ou Certificado de Escolaridade, também original, e um comprovante de residência.

Independentemente da idade limite pré-determinada, os candidatos portadores de necessidades especiais têm assegurado o direito à inscrição neste concurso. Porém, as atribuições do cargo pretendido devem ser compatíveis com a deficiência de que são portadoras. A eles serão reservadas 5% do total das vagas oferecidas, ou seja, uma vaga no curso de Eletricista de Manutenção e outra vaga no curso de Mecânico de Usinagem.

Etapas do Concurso

O concurso do Metrô para o cargo de Aprendiz Senai constará de duas etapas: prova de conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório (a ser realizada pelo SENAI) e avaliação médica, de caráter eliminatório (a ser realizada pelo Metrô).

A prova de conhecimentos, com ênfase para Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, será realizada no próximo dia 25, às 8 horas, na Escola SENAI ‘Roberto Simonsen’ e terá duração de 3 horas. O candidato deverá comparecer ao local com antecedência mínima de 30 minutos, munido da Cédula de Identidade original.

Os aprovados nesta fase serão convocados pelo Metrô para a realização de exames médicos. O resultado final do Concurso deverá ser homologado em 25 de novembro e será divulgado por meio da internet, no endereço www.metro.sp.gov.br, na estação Sé do Metrô e nos jornais de grande circulação.

Os candidatos aprovados e classificados até o número de vagas divulgadas no Edital, deverão, obrigatoriamente, matricularem-se na Escola SENAI ‘Roberto Simonsen’, onde estarão reservadas as suas vagas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Departamento de Imprensa

J.C.