Concurso literário premiará estudantes de todo o Estado

Iniciativa tem a solidariedade como tema e vai premiar nove alunos com caderneta de poupança

qui, 06/09/2001 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Cultura, e com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp), está lançando o Concurso Literário “E Por Falar em Solidariedade…” A iniciativa, que tem articulação do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), objetiva oferecer aos alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares de todo o Estado, a oportunidade de serem premiados por meio de trabalhos escritos que expressem sua reflexão sobre o tema.

Os alunos serão divididos em três categorias distintas: Ciclo I do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), Ciclo II do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e alunos do Ensino Médio (antigo segundo grau). No total nove estudantes, sendo três de cada categoria, serão premiados com uma caderneta de poupança do Banco do Brasil no valor de R$ 500,00 cada. Os vencedores também ganharão ingressos para o Parque Hopi Hari, incluindo ingressos a colegas de turma dos nove premiados.

A entrega dos prêmios será realizada na Semana da Solidariedade, entre 22 a 28 de outubro, em local e data a serem definidos. Além disso, os trabalhos finais serão publicados nos meios oficiais da Secretaria Estadual da Educação.

Prazos de seleção e encaminhamento

No interior e na Região Metropolitana de São Paulo, os prazos de seleção e encaminhamento dos trabalhos serão em três etapas. Na primeira delas, a escola vai selecionar os melhores trabalhos em cada categoria e encaminhá-los à Comissão Cultura do Município até o próximo dia 20 de setembro. Na segunda fase, uma comissão de educadores, escritores e jornalistas locais vai escolher os melhores trabalhos do município em cada categoria e encaminhá-los à Diretoria de Ensino regional.

Na terceira etapa, uma comissão formada por professores, indicados pelo dirigente de ensino vai escolher os melhores trabalhos de cada categoria dos municípios sob a sua jurisdição. Os textos selecionados vão para a Secretaria de Estado da Cultura.

Para a Capital o modelo e prazo são os mesmos, incluindo os trabalhos de alunos das escolas particulares, que serão selecionados pelo Sieesp e encaminhados à comissão central do concurso, sediada na Secretaria de Estado da Cultura. O julgamento final dos trabalhos será no dia 18 de outubro por uma comissão julgadora formada por três membros indicados pela Secretaria da Cultura, dois pela Secretaria da Educação e outras duas pessoas indicadas pelo Sieesp.