Concurso: Instituto de Química abre vagas para obtenção de título de livre-docente

Candidatos podem se inscrever até o dia 30 de agosto

qua, 21/08/2002 - 13h36 | Do Portal do Governo

O Instituto de Química abre vagas para obtenção de título de livre-docente nas áreas de conhecimento de química analítica, química inorgânica, química orgânica, físico-química e de bioquímica. Os candidatos podem se inscrever até o dia 30 de agosto.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira das 15 às 17 horas. O concurso terá como base programas constantes dos editais publicados nesta quinta-feira, dia 15, no Diário Oficial. Os pedidos de inscrição serão recebidos na Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos do Instituto de Química (Avenida Lineu Prestes, 748, sala 667, Bloco 6, Conjunto das Químicas, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Só serão aceitas inscrições com a apresentação de requerimento dirigido ao diretor do Instituto de Química, contendo dados pessoais e área de conhecimento do departamento a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:

Memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e às demais informações que permitam avaliação de seus méritos, devendo salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições para o ensino; prova de que é portador do título de doutor outorgado pela USP, ou por ela reconhecido ou de validade nacional; certificado de sanidade física e mental, fornecido por serviço oficial de saúde.

Além disso, são necessários prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino; título de eleitor; dez exemplares de tese original ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela.

No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória reunida de forma a compor um ou mais volumes onde, em cada documento, deverá constar a numeração correspondente à atividade enumerada no memorial. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital. O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição, no prazo de 120 dias, de acordo com o artigo 166 do Regimento Geral da USP.

O concurso constará de prova escrita (peso 2); defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela (peso 2); julgamento do memorial com prova pública de argüição (peso 4); e avaliação didática (peso 2). A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

A comissão julgadora organizará uma lista de dez pontos, com base no programa do concurso, e dela dará conhecimento aos candidatos 24 horas antes do sorteio do ponto. Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova. Durante 60 minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos.

As anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão julgadora e anexados ao texto final. A prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, na abertura da sessão.