Concurso: Estado nomeia 148 pesquisadores para as áreas de Saúde e Meio Ambiente

Decreto foi assinado pelo governador em exercício Claudio Lembo

ter, 10/08/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

As secretarias estaduais do Meio Ambiente e Saúde passaram a contar com a atuação de mais 171 profissionais aprovados em concurso público. Decreto nesse sentido foi assinado nesta segunda-feira, dia 9, pelo governador em exercício, Claudio Lembo, e a lista dos nomeados foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado. (Veja a relação dos nomeados no Diário Oficial)

Do total, 154 preenchem vagas de pesquisadores níveis I, III e IV, educador de saúde pública, médico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, auxiliar de enfermagem e auxiliar de serviços na área da Saúde. Os outros 17 irão compor o quadro de pesquisador científico I no Instituto Geológico, órgão ligado á Secretaria do Meio Ambiente.

“A contratação dos pesquisadores científicos é de extrema importância para São Paulo, um Estado que se caracteriza não apenas pelo atendimento médico de qualidade, mas por estar na vanguarda de pesquisas. As pesquisas são importantes para descobrir novas formas de tratamento, muitas vezes mais eficientes ou com um custo reduzido”, dise o governador Geraldo Alckmin.

Ele acrescentou que os Institutos Adolfo Lutz e Butantan, que estão entre os mais avançados do mundo, terão sua capacidade laboratorial aprimoradas. Já o Instituto Lauro de Souza Lima terá formas mais eficientes de estudar tratamentos contra a hanseníase.

Instituto Geológico

Os candidatos a 17 vagas de pesquisadores do Instituto Geológico/IG foram aprovados no concurso realizado em janeiro de 2003. “A importância das nomeações está no fato de permitir alavancar a competitividade da economia paulista, por meio de investimentos em inovação e formação de capital intelectual; as vagas foram direcionadas para áreas específicas e com demandas urgentes dos setores aos quais o IG dá suporte técnico-científico”, ressaltou Alckmin.

Entre estas atividades estão o gerenciamento de riscos geológicos e a prevenção de desastres naturais, licenciamento ambiental, planejamento e gestão ambiental de recursos minerais e de águas subterrâneas. No geral, o concurso público de 2003 previa a contratação de 643 pesquisadores em diversas áreas, que estão sendo chamados conforme a necessidade.

Os aprovados, que tiveram seus nomes homologados em maio de 2003, atuarão diretamente nas atividades voltadas para a qualidade ambiental e da segurança da população. Um exemplo dessas atividades refere-se ao desenvolvimento e operação de Planos Preventivos e de Contingência da Defesa Civil, voltado à prevenção de mortes devido a processos de deslizamentos em áreas de risco.

O concurso selecionou três técnicos especializados em riscos geológicos, três em hidrogeologia, três em mapeamento geológico, três em recursos minerais, dois em climatologia, um em uso e ocupação do solo, um em geoprocessamento e um em geomorfologia.

Os novos técnicos vão atuar também na elaboração de cartografia geotécnica e geoambiental, voltada ao planejamento territorial e ao zoneamento de risco; desenvolver estudos e pesquisas hidrogeológicas, envolvendo a contaminação de aqüífero, gestão e proteção dos recursos hídricos; realização de levantamento geológicos para cartografia e caracterização de recursos minerais e avaliação de potencialidade mineral; pesquisas voltadas para a caracterização climatológica; desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a dinâmica do uso e ocupação do solo, entre outras atribuições do IG.