Concurso: CPTM abre inscrição para seleção de ‘Menor Aprendiz’

Interessados podem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 7

ter, 05/08/2003 - 13h15 | Do Portal do Governo

As inscrições para o Concurso Público Menor Aprendiz, promovido pela CPTM, podem ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 7. São oferecidas 60 vagas, 15 para o curso técnico em Sistemas Mecânicos de Transportes sobre Trilhos, 30 para Sistemas Eletroeletrônicos de Transportes sobre Trilhos e 15 para Transportes sobre Trilhos. O tempo de duração dos cursos é de dois anos.

As vagas atendem a ambos os sexos e só serão preenchidas pelos candidatos nascidos no período de 01/09/1987 a 01/02/1988, que estejam, obrigatoriamente, cursando a 2ª ou 3ª séries do ensino médio. Aqueles que ainda se encontram na 1ª série não poderão concorrer já que, para receber o diploma de técnico, o ensino médio deve estar concluído, ao final desses cursos.

Os alunos do curso de técnico em Sistemas Eletroeletrônicos e do curso de técnico em Sistemas Mecânicos aprenderão como planejar e supervisionar as ações de manutenção necessárias ao desempenho dos sistemas eletroeletrônicos e sistemas mecânicos, respectivamente, empregados em transportes sobre trilhos.

Já no curso de técnico em Transporte sobre Trilhos aprenderão a planejar, supervisionar e executar ações relativas ao deslocamento de passageiros e carga, em sistema de transportes sobre trilhos, por meio de procedimentos e técnicas de logística de transporte e tráfego, métodos de controle, serviços de apoio ao usuário e aplicação de leis e normas vigentes.

No decorrer do curso são realizadas diversas provas e, ao final, é feito um ranking com as melhores notas e o mapa de classificação. Quando a CPTM necessitar de profissionais em algumas das áreas cursadas serão contratados aqueles que alcançaram o melhor desempenho curricular.

Os alunos devem ter disponibilidade de horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas, na chamada fase escolar e, das 8h às 17 horas, na fase de estágio. Durante o curso, o grupo receberá bolsa estudo de um salário mínimo, no primeiro ano, e um salário mínimo e meio no segundo ano, além do ticket refeição, vale transporte, cesta ticket e plano de saúde.

As inscrições, gratuitas, estão sendo feitas na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, na Vila Anastácio – Lapa, no horário das 8h às 11 horas e das 12h às 15h30; é preciso levar certidão de nascimento ou RG (original e uma cópia), atestado de escolaridade (original e uma cópia), além de 2 fotos 3×4.

O curso é ministrado pela CPTM, em parceria com o SENAI, por meio de convênio existente desde 1961.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)