Concertos: John Neschling rege a Osesp nas peças de Brahms e Mendelssohn

Nesta quinta-feira, dia 20, às 21h, e no sábado, dia 22, às 16h30

qui, 20/05/2004 - 11h31 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, dia 20, às 21h, e no sábado, dia 22, às 16h30, o pianista norte-americano Stephen Kovacevich se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os concertos, que terão a regência de John Neschling, serão realizados na Sala São Paulo. No programa, duas obras dos principais compositores da música clássica universal: Concerto nº1 em Ré menor, Op.15, de Johannes Brahms; Sinfonia nº3 em Lá menor, Op.56 – Escocesa, de Félix Mendelssohn-Bartholdy.

Quando começa alcançar êxito na carreira, em 1853, Brahms é levado à presença de Robert Schumann, que após examinar as obras do jovem projeta-o publicamente na cena dos maiores artistas românticos europeus. Este estímulo fez com que Brahms desse início à sua produção sinfônica. No Concerto nº1 em Ré menor ele desperta para a grande música sinfônica, combinando-a com uma de suas características mais marcantes: a capacidade de articular, no piano, sonoridades densas, de larga tessitura, indicativas de sua concepção orquestral do instrumento.

A Sinfonia nº 3 em Lá menor, de Mendelssohn foi escrita a partir dos encantos do autor com os terríveis mistérios escoceses, reinterpretados pelos poetas alemães. Ele decide “narrar” musicalmente suas impressões sobre este mundo imaginário. Sensações de mistério e assombro, efeitos instrumentais inusitados e outros recursos são aqui empregados de forma quase experimental.

Serviço:
Data: quinta-feira, dia 20, às 21h, e sábado, dia 22, às 16h30
Local: Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, s/ nº – Luz. Bilheteria: (11) 3337-5414 – Ingressos: de R$ 22,00 a R$ 70,00 (estudantes e idosos pagam ½ entrada)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(AM)