Comunidade japonesa comemora 50 anos da retomada da imigração ao Brasil

Cerimônia foi realizada na Assembléia Legislativa

sáb, 26/07/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, dia 26, das comemorações dos 50 anos da retomada da imigração japonesa ao Brasil, realizada na Assembléia Legislativa. A cerimônia contou com a presença de cerca de 600 pessoas.

O evento teve como objetivo demonstrar a gratidão ao governo brasileiro por ter acolhido o povo japonês. Ainda como gesto de reconhecimento, a comunidade nipônica vai plantar 5 mil árvores em parques da capital, as cerejeiras, representando o Japão, e o Ipê, o Brasil, simbolizando a união das duas nações.

Foram homenageados com medalhas entregues pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Sidney Beraldo, a senadora Hiroko Goto, representando o Congresso Nacional Japonês, além dos governadores das pronvíncias de Fukuoka e Hyogo.

Alckmin disse que esta comemoração fortalece os laços dos dois países. Ele destacou a forte presença da comunidade nipônica no cotidiano brasileiro, como na indústria, na agricultura e nos serviços.

O governador citou uma reportagem que demonstra que os restaurantes japoneses suplantaram as churrascarias na Capital. Ele disse também que o Governo do Estado tem o privilégio de ter descendentes de japoneses ocupando diversos cargos no executivo, como o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e o secretário-adjunto da Fazenda, Henrique Shiguemi, entre outros.

Paralela a esta comemoração dos 50 anos, será realizada até este domingo, dia 27, na Assembléia Legislativa, o 6º Festival do Japão, com a exposição e vendas de diversos produtos. Alckmin passeou pela feira e participou de uma demonstração simbólica do Moti (bolinho de arroz).

A imigração Japonesa ao Brasil

Há 95 anos os japoneses estão no Brasil. A primeira leva de imigrantes desembarcou no porto de Santos, em 18 de junho de 1908. Eram 781 membros de 168 famílias, vindos do navio Kasato maru, proveniente de Kobe. Com o início da II Guerra Mundial, na década de 40, a imigração foi interropida, pois o Brasil aliou-se aos países contra o Eixo (formado por Japão, Itália e Alemanha). O processo de imigranção foi retomado em 1953. Com o fim da II Guerra, os japoneses estavam sofrendo com as conseqüências do pós-guerra, a falta de alimentos era uma delas.

Cinco países começaram a receber os imigrantes japoneses: República Dominicana, Paraguai, Argentina, Peru e o Brasil, que tornou-se a segunda maior colônia japonesa fora do Japão, com 1,4 milhão de japoneses e descedentes. Destes, cerca de 900 mil estão em São Paulo.

Os imigrantes do pós-guerra possuíam nível de escolaridade superior em relação aos primeiros imigrantes e, por isso, destacaram-se em setores técnicos no Brasil. Os nipo-brasileiros também dedicaram-se à agricultura, o que ajudou a aumentar a produção do café, a qualidade e a variedade de diversos produtos. Os japoneses são considerados os principais produtores e comerciantes do setor agrícola brasileiro.

Valéria Cintra / Cristiano Matsuda