Complexo Tatuapé da Febem será transformado em parque

Algumas alas da unidade podem começar a ser desativadas no segundo semestre de 2002

qui, 15/11/2001 - 13h47 | Do Portal do Governo

O Complexo Tatuapé da Febem será transformado em parque quando for desativado, a exemplo do que está sendo feito na antiga unidade da Imigrantes. Durante a vacinação contra a rubéola das meninas que ocupam a unidade Mooca da Febem, o governador em exercício, Walter Feldman, lembrou que o projeto de lei que cria o Parque do Belém no local que hoje abriga o Complexo já foi aprovado e sancionado.

De acordo com o presidente da Febem, Saulo de Castro Abreu, se os municípios indicarem terrenos onde o Estado possa construir unidades menores, algumas alas do complexo Tatuapé devem começar a ser desativadas no segundo semestre de 2002. ‘O Tatuapé ainda é um grande complexo que mantemos em São Paulo para recepcionar adolescentes do Interior que são mandados para cá’, afirmou.

Segundo o presidente da Fundação, a construção de novas unidades deve atender a demanda de internação. Hoje, os esforços estão voltados para a liberdade assistida, em convênio com municípios, organizações não-governamentais e instituições religiosas. ‘Se cada município reintegrasse até cinco adolescentes, haveria uma redução imediata de 67% nas internações’, afirmou.

Abreu também informou que a unidade feminina da Mooca foi inaugurada recentemente e recebeu as meninas que ocupavam um prédio no bairro do Brás. A unidade esvaziada será transformada em masculina, para atender meninos da Unidade de Atendimento Inicial (UAI).

Até o próximo mês, serão inauguradas as unidades de Bauru, São Vicente, Araçatuba, Ribeirão Preto, Araraquara. As de Sorocaba e Marília foram entregues recentemente. No ano que vem, outras nove unidades ficarão prontas, principalmente nas regiões da Capital, Vale do Paraíba e ABC. ‘Essas são as regiões que mais encaminham adolescentes para a Febem da Capital’, afirmou Abreu. Na região do Vale do Paraíba, já há um terreno disponível no município de São José dos Campos e outro em negociação em Jacareí.

De acordo com Abreu, todas as unidades da Febem atualmente dispõem de escola e cursos profissionalizantes. Ao todo, são 46 cursos, como informática, costura, oficina mecânica e panificação, entre outros. ‘Todas as unidades têm uma forte agenda pedagógica, onde se inclui esportes e atividades culturais, como formação de orquestras sinfônicas, pelo Projeto Guri, e cursos de dança’, disse.

Cíntia Cury