Complexo do Ibirapuera será modernizado

A modernização começou com o concurso público de arquitetura promovido pelo Governo do Estado

qua, 14/05/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo


O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Ibirapuera, será reformado e modernizado para abrigar importantes competições esportivas e tornar-se um grande centro de entretenimento, com serviços, lojas e restaurantes. A modernização começou com o concurso público de arquitetura promovido, em dezembro de 2002, pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasi (IAB) e apoio do Banco Nossa Caixa. O resultado do concurso será apresentado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, dia 14.

Com a evolução da indústria do esporte e entretenimento, o torcedor tem exigido boas condições para comparecer aos eventos. Neste cenário, é essencial que o complexo esportivo seja um local que estimule o público a comparecer, com transporte, segurança e serviços bem equacionados.

O projeto de modernização antecede a candidatura da cidade de São Paulo aos Jogos Olímpicos de 2012. Entretanto, a proposta veio para reforçar o apoio e a parceria do Estado de São Paulo e acabou sendo um trunfo em favor da candidatura paulista. No dossiê de postulação às Olimpíadas de 2012, o Ibirapuera está programado para as modalidades de basquete, handebol, boxe e pólo aquático.

Concurso de Arquitetura

O concurso foi um grande sucesso, com a inscrição de 155 escritórios de arquitetura de todo o Brasil, dos quais 47 entregaram o projeto ao IAB. A divulgação do vencedor será feita hoje e os candidatos deverão apresentar, além da parte estética, as melhores soluções para otimizar o uso e os serviços oferecidos no Complexo.

O planejamento inclui uma série de modificações técnicas, respeitando padrões internacionais, tecnologia de ponta, mais conforto, logística, operação e melhoria dos serviços oferecidos. Deverão ser realizadas a reestruturação das unidades esportivas, a construção de um centro de facilidades e entretenimento, com serviços de restaurantes, lojas, centro de imprensa, alojamentos, salas para congresso, etc.

Dessa forma, São Paulo terá uma praça multi-uso apta a receber os inúmeros eventos grandiosos que ocorrem nos cenários nacional e internacional. Estima-se que anualmente mais de 3 milhões de pessoas visitarão o Complexo.

Atração de investimentos

O Governo do Estado busca nesse desafio atrair mais investimentos para São Paulo, gerar mais negócios, aquecer a indústria do lazer, do esporte e do entretenimento e do setor de serviços (hotéis, restaurantes, transporte), gerar novos empregos e, principalmente, aumentar as receitas do Estado para investimentos em programas sociais e esportivos.

A modernização de complexos esportivos e de entretenimento vem sendo adotado por muitos países desenvolvidos. Em São Paulo, o Governo do Estado contará com o apoio da iniciativa privada e também buscará parceiros com a concessão de uso do Complexo.

Essa concessão prevê, além do investimento nas reformas, a co-gestão operacional nas atividades. O gerenciamento compartilhado objetiva que o operador privado potencialize a comercialização e traga grandes eventos para o espaço. Com esse novo aporte financeiro o Governo do Estado obterá os recursos necessários para a ampliação dos investimentos em programas sociais, culturais e esportivos.