Comissão vai estudar comemoração da Revolução de 1932

Alckmin pede providências contra propaganda pendurada no Obelisco do Ibirapuera

qua, 21/01/2004 - 17h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin solicitou ao vice-governador Cláudio Lembo a formação e coordenação de um grupo que vai estudar fatos relacionados com a Revolução Constitucionalista de 1932. O Grupo será integrado, entre outros, pelos historiadores e intelectuais Ernâni Donato, Mônica Herman Caggiano, Maria de Almeida Camargo, Pedro Kassab, Ivone Capuano, Emeric Lévay, Adílson Cezar e o coronel PM da reserva Mário Fonseca Ventura, sob coordenação de Cláudio Lembo. A primeira reunião do grupo foi realizada nesta terça-feira, dia 21, no Edifício Cidade, no Centro, onde o Governo do Estado tem escritórios.

Uma das tarefas do grupo será discutir a participação, no evento histórico ocorrido no dia 23 de maio de 1932, de Orlando Oliveira Alvarenga, que faleceu meses depois do confronto com a polícia que vitimou Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (cujas iniciais formaram o lema MMDC). “O grupo já deliberou que a sigla MMDC permanece imutável, pois é consagrada pela história”, disse Cláudio Lembo. “Mas as comemorações da Revolução Constitucionalista também homenagearão Alvarenga, que efetivamente foi ferido no dia 23 de maio e veio a morrer após a eclosão da Revolução, no dia 9 de julho de 1932, e portanto é um herói de 32”, concluiu.

O governador também pediu ao grupo a articulação de providências para retirar do Obelisco do Ibirapuera o excesso de material publicitário, procurando formas de sinalizar de maneira mais compatível com o monumento histórico o valioso patrocínio concedido para as obras de restauração no Mausoléu dos mártires de 1932. O Obelisco é administrado pela Associação de Veteranos do MMDC.