Comércio: Vendas da Feira do Dia da Alimentação crescem 60% em 2003

Produtores de todo o Estado trouxeram doces, queijos, farinha, bolachas, açúcar, além de artesanato

sex, 17/10/2003 - 16h36 | Do Portal do Governo

Em sua segunda edição, a Feira da Agricultura Familiar, realizada na Capital em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, registrou um crescimento de 60% nas vendas. O evento foi promovido nesta quinta-feira, pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Cerca de 60 tipos de produtos de assentamentos rurais e comunidades quilombolas foram colocados à venda no Pátio do Colégio, região central de São Paulo. Produtores de todo o Estado trouxeram doces, queijos, farinha, bolachas, açúcar, além de artesanato como utensílios de barro e bambu, cestos e tapetes.

‘Essa feira foi melhor do que a do ano passado, com um número maior de expositores. Deveríamos fazer essa feira mais vezes’, comentou Bernardete Callegari, da agroindústria de doces Bemacla, do assentamento Reunidas, em Promissão.

Para Sônia Mara de Souza Pereira, do quilombo de Sapatu, em Eldorado, a feira oferece uma oportunidade para a divulgação da cultura quilombola na capital. ‘Muitas pessoas param, perguntam e dizem que não sabiam que existia esse trabalho’, comenta.

De acordo com o analista de desenvolvimento agrário do Itesp Ovanyr Renesto, a idéia é promover outra edição da feira, provavelmente em dezembro. O objetivo do Itesp é não só criar novos canais de comercialização, mas mostrar que assentamentos e quilombos podem oferecer à população produtos baratos e de qualidade.

Helton Ribeiro da Secretaria da Justiça
C.A.