Comércio: Porto de São Sebastião faz novas exportações para o Oriente Médio

Meta é exportar 150 mil toneladas de concentrado para nutrição animal

ter, 24/12/2002 - 10h07 | Do Portal do Governo

Desde setembro último, o porto de São Sebastião vem realizando operações de recepção e armazenamento de cargas de concentrado para nutrição animal que se destinam ao porto de Beirute, no Líbano. No primeiro lote, foram exportadas 13,15 mil toneladas desse produto, no valor total de US$ 8,5 milhões.

Essa venda inicial é parte de um contrato de exportação da empresa Agrostar, recém-constituída no Brasil e subsidiária da empresa francesa Vitagreen, que pretende exportar 150 mil toneladas do produto em doze lotes.

O concentrado para nutrição animal foi produzido no município de Rancharia e, para facilitar as próximas remessas, a Agrostar pretende inaugurar uma unidade própria de produção, em São José dos Campos, aproximando a fábrica do porto. Isso vai possibilitar a redução dos custos com o transporte terrestre e o aproveitamento da mão-de-obra da região do Vale do Paraíba.

O aquecimento da economia local teve início com as operações de embarque da mercadoria no navio North Star, que ocorreram entre o final de novembro e o início de dezembro. Essas atividades resultaram em uma movimentação financeira em torno de R$ 980 mil, referente a despesas com mão-de-obra e taxas portuárias, transporte de ponta e agenciamento marítimo, entre outros serviços.

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa da Dersa

R.K.