Comércio Internacional: Governo do Estado realiza em setembro o II SP ExportAção

Evento discutirá alternativas para aumentar, em volume e em valor agregado, as exportações do País

qua, 25/08/2004 - 11h16 | Do Portal do Governo

O comércio internacional tem sido e será sempre importante atividade alavancadora da economia e consumo internos. As empresas que não estiverem aptas a competir, em qualidade e preço, com os similares disponíveis no mercado globalizado estão fadadas à extinção. Ao mesmo tempo, as exportações são geradoras de trabalho e renda, meta prioritária do Governo do Estado de São Paulo.

Para tratar do assunto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está organizando o II SP ExportAção, que acontece no próximo dia 1º de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes. O tema central é ‘Novos Caminhos para o Comércio Exterior’.

O ‘São Paulo ExportAÇÃO’ é uma das ferramentas que o Governo do Estado vem usando num grande esforço que visa o aumento, em volume e em valor agregado, de nossas exportações. É preciso discutir o futuro das empresas paulistas em relação ao comércio internacional, criar novos projetos, abrir caminhos que facilitem o acesso ao mercado externo, disponibilizar as ferramentas necessárias para todos os que desejam participar da atividade.

Assim, o evento contará com a participação dos Governos estadual e federal; das prefeituras; de representantes do Legislativo; além de entidades do empresariado, dos mais diferentes setores.

Neste trabalho estão inseridas, em particular, ações voltadas à inclusão e expansão da presença no comércio internacional no dia-a-dia das micro, pequenas e médias empresas, que recebem o apoio do Programa de APO’s – Arranjos Produtivos Organizados, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

Os resultados obtidos pelas exportações paulistas são bastante animadores. Nos primeiros sete meses do ano, São Paulo ultrapassou 32% do total brasileiro e cresceu quase 40 % em relação ao mesmo período do ano anterior, bem mais que a média brasileira, de 33,7 %, que, deduzida a contribuição das exportações paulistas, chegaria a um crescimento inferior a 31 %.

Nesta segunda edição do evento os participantes contarão com os serviços de diversos órgãos e entidades diretamente envolvidos com as exportações. A organização de estandes darão uma amostra do CELEX – Centro de Logística de Exportações, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados no local, junto ao Centro de Exposições Imigrantes. Lá estarão a CAE – Central de Atendimento ao Exportador, serviço do governo do Estado em parceria com a BM&F; Receita Federal, Banco do Brasil, Correios, Sebrae, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil, ABECE – Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras, FUNCEX – Fundação Centro de Estudos do Exterior, Câmaras Internacionais, despachantes aduaneiros, entidades voltadas à Logística, fornecedoras de certificados de qualidade, promotores de feiras e exposições, entre outras.

O Governo do Estado estará representado, entre outros órgãos, pelo CERICEX – Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que desenvolve o PROGEX – Programa de Exportações.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo endereço eletrônico: seminario@exporta.sp.gov.br.

A programação do evento está no site da Secretaria, www.ciencia.sp.gov.br.

Da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

(LRK)